Quantcast
Saúde & Bem Estar

50+ e os cuidados com a pele

cuidados com a pele

Com o passar dos anos diferentes cuidados com a pele tornam-se mais necessários, dado que a mesma perde firmeza e elasticidade.

A pele muda com o passar do tempo, sendo que passam a ser exigidos mais cuidados e mais minutos de atenção. Se tiver diferentes cuidados com a pele, é sempre possível reduzir os primeiros sinais de envelhecimento da mesma, como rugas ou linhas de expressão.

Estes sinais começam a ser sentidos logo perto dos 20 anos de idade, quando a pele começa a perder a hidratação a um ritmo lento. 

À medida que os anos vão passando, o maior órgão do corpo passa a produzir menos lípidos, fazendo com que linhas finas e rugas na testa fiquem visíveis. 

É mais ou menos aos 40 anos de idade que a pele se torna muito mais fina e perde a habitual firmeza e elasticidade. Os primeiros sinais de uma pele mais madura aparecem ao redor dos olhos e da boca. 

Ao longo dos anos a atividade celular no nosso corpo diminui e a nossa pele demora cada vez mais a regenerar-se, sendo que, com a perda do colagénio, o volume da pele madura diminui após os 50 anos.

Quais os cuidados com a pele? 

De modo a manter uma pele conservada e saudável, deve ter alguns cuidados em conta, bem como evitar certos hábitos nocivos.

Em primeiro lugar, deverá ter cada vez mais atenção à exposição da sua pele aos raios UV, causadores de rugas e manchas de pigmentação. Invista num creme facial com fatores altos de proteção solar!

Determinados ingredientes também podem ajudar a combater os sinais de envelhecimento da pele. Aposte em cremes com óleo de argão e cálcio, dois ingredientes que oferecem boas doses de hidratação à sua pele. Opte também por produtos ricos em antioxidantes, como vitamina E ou C, dado que estes combatem os agentes responsáveis pelo envelhecimento do maior órgão do corpo humano.

Insira frequentemente nos seus cuidados com a pele produtos que aumentam a produção de colagénio, como retinol, adapaleno ou ácido ferúlico.

Por último, nunca pare de hidratar a sua pele! Pode parecer exagerado, mas a verdade é que uma constante hidratação é o passo mais importante para uma pele saudável e bonita. Recorra a ácido hialurónico e ceramidas para equilibrar os níveis de água, aliando estes produtos a cremes gordos e hidratantes.

Posts relacionados
SaúdeSaúde & Bem Estar

Cuidados com o sol

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

A Saúde Mental nas crianças

SaúdeSaúde & Bem EstarSaúde Mental

Como lidar com a doença bipolar? 

SaúdeSaúde & Bem Estar

O poder da aromaterapia