Quantcast
Casa & DecoraçãoDicasLifestyleSustentabilidade

Conservar os alimentos: 5 dicas essenciais

conservar os alimentos

Conservar os alimentos de forma correta pode ser uma missão complicada, mas não é, e nós vamos simplificar tudo! Com a correria do dia-a-dia é importante deixar as coisas em casa minimamente organizadas para facilitar muitas das tarefas. Entre muitas delas, estão as compras, as refeições, os alimentos e a sua conservação. Ora bem, é muito importante conservar os alimentos de forma segura não só pela nossa saúde e segurança, de forma a evitar alguma intoxicação alimentar, mas também para evitar que se estraguem, e por isso trazemos boas práticas que podes fazer no teu dia-a-dia e evitar o desperdício alimentar.

Sabias que há dicas ​​simples de refrigeração que permitem que os alimentos fiquem frescos e durem mais tempo? 

Ao conservarmos corretamente os alimentos, estamos a conservar os seus benefícios e nutrientes, e a prolongar a sua qualidade – como o sabor e o aroma. 

Mas de que forma? Pois bem, a refrigeração e a congelação são as formas mais corretas de os conservar, pois permitem que os alimentos durem mais tempo. 

Para o fazeres da forma mais correta, deves:

1. Separar os alimentos – a carne, o peixe e os vegetais.

Usa os sacos de congelação ou separa-os por gavetas. Assim evitas que haja contaminação entre eles e causar intoxicações alimentares. 
Depois de descongelados os alimentos, devem ser logo cozinhados. Podem estragar-se, e queremos evitar que fiques mal disposto! 

2. Organizar o frigorífico

Sabias que a temperatura do teu frigorífico não é igual em todo o lado?
A secção inferior é sempre mais fria do que a superior, por isso aconselhamos-te que coloques os ovos e iogurtes na parte superior, e as frutas e legumes nas gavetas inferiores. Os refrigerantes podem guardar-se na porta do frigorífico, mas evita colocar lá o leite.

3. Evitar encher o frigorífico

De certeza que vais acabar por deixar estragar alguma coisa e quando está muito cheio, o ar frio do frigorífico não vai circular de forma correta e vai acabar por estragar os alimentos.

4. Usar recipientes herméticos

Quando tens comida cozinhada no frigorífico e pretendes conservá-la, faz de forma correta. Coloca-a dentro de recipientes herméticos fechados, preferencialmente de vidro. Assim vai ajudar a conservar os alimentos por mais tempo.

5. Lavar os vegetais antes de guardar

Sabias que deves lavar os vegetais antes de os guardares no frigorífico? Dessa forma, removes as bactérias que tendem a desenvolver-se passado poucos dias e a estragar os vegetais. Mas antes de os guardares, certifica-te que estão bem secos. 

Sabias que podes organizar o teu frigorífico de forma eficaz? A amazon tem o que precisas para deixar o teu frigorífico arrumado, organizado e limpo por mais tempo e claro, isso irá ajudar a conservar os alimentos, e na organização do teu dia-a-dia! 

Posts relacionados
Casa & DecoraçãoDicasLifestyleSustentabilidade

Horta em Casa: o que precisas de fazer

Casa & DecoraçãoComportamentoDicasLifestyle

Maus hábitos na cozinha: como evitar 

LifestyleReceitas

3 receitas de bolachas para crianças

ComportamentoLifestyleSustentabilidade

Sacos de plástico: conhece as alternativas