Quantcast
Cultura & ViagensViagens

Astrofísica Portugal: Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight

aldeias do xisto

As Aldeias do Xisto no Centro de Portugal tornaram-se numa atração turística imperdível por diversas razões. No total, são 27 as aldeias do Xisto que merecem ser visitadas pela imensa riqueza que apresentam. 

Estas aldeias estão distribuídas por diferentes áreas do centro do país, num território entre o litoral e o interior de Portugal: 12 delas apresentam-se na zona da Serra da Lousã, 6 aldeias estão na Serra do Açor, 6 surgem a acompanhar o rio Zêzere e 4 podem ser visitadas junto ao Tejo-Ocreza.

Passear por este território permite-nos respirar o ar puro da Serra, dá-nos a oportunidade de mergulhar nas encantadoras praias fluviais e de fotografar cenários verdadeiramente deslumbrantes. Além da imensa riqueza da região, com inegável interesse naturais e patrimoniais, há muitos motivos que levam cada vez mais pessoas a visitar esta região. 

Estas aldeias são um destino fantástico para se descobrir, pois proporcionam uma viagem no tempo, que nos permite conhecer um pouco do passado do território, que remonta à pré-história. 

Recentemente, outro argumento de peso tornou estas aldeias num destino turístico ainda mais atrativo, algo verdadeiramente memorável. Atualmente, as Aldeias do Xisto no Centro de Portugal. 

Ver as estrelas 

Hoje em dia, as grandes cidades não permitem contemplar as estrelas como outrora. Contudo, há no nosso país destinos que permitem olhar para o céu e observar os astros com maior nitidez.

O Centro do nosso país reúne condições naturais ímpares para a observação astronómica do firmamento. Visitar as aldeias do Xisto certificadas como Destino Turístico Starlight permite-nos contemplar o céu noturno no seu máximo esplendor

As Aldeias do Xisto apresentam um céu bastante escuro que reúne condições de excelência para que se possa observar a imensa riqueza do espaço. Estes destinos são perfeitos para olhar para o céu que esconde estrelas, galáxias, planetas e nebulosas distantes.

Starlight Foundation

Esta organização valoriza a observação das estrelas. Esta atividade sempre se revelou uma inspiração para o desenvolvimento de diversas civilizações. Ao longo da história, conseguiram-se alcançar avanços técnicos e científicos devido a essa ambição, conquistas que contribuíram para o progresso da humanidade. 

Devido aos avanços da sociedade, ao longo do tempo, as condições de observação do céu noturno degradaram-se a um ritmo preocupante. Essa realidade implica uma perda cultural, científica e natural de consequências imprevisíveis para a humanidade 

Esta Fundação atua devido a este contexto. Ela surge como um reconhecimento do valor. A valorização da relação do homem com as estrelas está implícita nas ações da Starlight Foundation, que pugna pela conservação, proteção e valorização deste património coletivo. Os seus principais objetivos consistem em proteger o céu noturno, a difusão cultural da astronomia e a sustentabilidade económica local desenvolvida através do astroturismo.

Aldeias do Xisto certificadas como Destino Turístico Starlight

Foi no ano de 2019 que a Fundação Starlight atribuiu a certificação Starlight Tourism Destination às Aldeias do Xisto. Este reconhecimento surge devido às excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu: existe uma poluição luminosa reduzida. Neste espaço territorial, 50% das noites são limpas. A observação do céu é realizada sem constrangimentos.

Nestas Aldeias do Xisto, somente é necessário olhar para cima numa noite límpida de Lua Nova para observar algo maravilhoso no profundo infinito: assiste-se a uma explosão de pontos brilhantes suspensos na abóbada celeste. 

Estas aldeias identificam-se com a missão do projeto da Starlight Foundation. As Aldeias do Xisto juntaram-se, assim, ao primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, o Dark Sky® Alqueva. O céu do Vale do Tua tornou-se a primeira área protegida em Portugal a receber esta certificação em 2020. 

Astroturismo: ciência e turismo

O Starlight Aldeias do Xisto não se trata de um projeto de caráter puramente científico. Contudo, este projeto apoia-se no PASO – Observatório Astronómico de Pampilhosa da Serra, situado no Porto da Balsa. Portanto, aproveita as infraestruturas presentes no território. 

Este é um equipamento singular presente no Hemisfério Norte. Ele concede a oportunidade de rastrear e detetar satélites. Além disso, os detritos espaciais que podem danificar esses satélites também são monitorizados. 

Esta estação tem uma vertente científica e de investigação, mas vai mais além, consistindo ainda num espaço com forte propensão para o astroturismo. É possível visitar a estação, aproveitar a oportunidade de manusear os equipamentos disponíveis e / ou usar os próprios equipamentos.

Dark Sky

As Aldeias do Xisto recebem iniciativas Dark Sky e Viagem à Luz das Estrelas. O Dark Sky Aldeias do Xisto é um projeto liderado pela Adxtur, em parceria com a Associação Dark Sky Alqueva. 

Este projeto é financiando pelo Centro 2020 e Turismo de Portugal. A rede de parceiros iniciais fica completo com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As Aldeias do Xisto acolhem ainda iniciativas Dark Sky. A Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (Adxtur) realiza ações de formação no âmbito da iniciativa Dark Sky. As Aldeias do Xisto recebem iniciativas Dark Sky e Viagem à Luz das EstrelasAs ações de formação Dark Sky Aldeias do Xisto são realizadas com o objetivo “preparar o território e os seus agentes para a afirmação de um destino de astroturismo e a construção de produtos turísticos” e são destinadas a entidades públicas, agentes privados e guias do céu, centrando-se em temáticas como astroturismo, astronomia e poluição luminosa, entre outras.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Grande Rota do Vale do Côa: um percurso histórico!

Cultura & ViagensViagens

Viagens inesquecíveis de carro: roteiro de road trip épica na EN2

Cultura & ViagensFestivais

Primavera Sound Porto: será este o melhor festival de Portugal? 

Cultura & ViagensViagens

Grande Rota do Muradal Pangeia