
Andar de carro é bastante útil, pois permite-nos uma deslocação rápida entre dois pontos. Fazer o percurso entre um ponto de partida e um ponto de chegada no nosso carro é diferente do que ir de autocarro.
Desta forma, o carro pode ser muito mais que um meio de transporte que somente serve para se deslocar de um ponto do país para outro pois, para muitas pessoas, tende a ser um companheiro.
Não é incomum manter-se connosco por vários anos. Por isso, tende a ser difícil mudar de carro, mesmo que seja para um mais moderno, mais potente, mais rápido. Este meio de transporte costuma estar ligado a muitos momentos agradáveis, seja a solo, com a pessoa amada, com amigos ou com a família.
O carro pode servir como meio para a realização de uma aventura, embora haja quem veja o mesmo na moto. Fazer uma road trip é algo incrível para quem anda de carro ou mota, seja a solo ou em boa companhia.
Em Portugal, existem algumas viagens deste tipo que garantem diversos dias inesquecíveis. Um roteiro de road trip épica na EN2 pode revelar-se uma experiência marcante, repleta de momentos que poderão perdurar na memória por décadas.
Roteiro de road trip épica na EN2
Esta estrada foi inaugurada há várias décadas, mais precisamente em 1945, sendo uma das estradas nacionais mais antigas. A Estrada Nacional 2 une o nosso país ao longo de 739,26 km. A sua extensão é tão significativa que se trata mesmo de uma das maiores estradas do mundo.
No seu traçado, vive-se uma experiência tão espetacular que até já é frequentemente apelidada de “Route 66 portuguesa”, uma alusão à famosa e histórica estrada americana que ligava Chicago a Los Angeles.
Esta estrada conhecida como EN2 estende-s ao longo de 11 distritos e passa por 35 municípios. Ao longo do percurso, podemos contactar com várias serras imponentes e por 13 rios. Assim, percorrer os quilómetros que esta estrada apresenta garante-nos viver uma experiência única.
Fazer uma road trip por esta estrada revela-se uma experiência imperdível. Ao longo do percurso, é possível testemunhar a grande diversidade do interior do nosso país e contemplar a incrível beleza que se encontra em Portugal. Há paisagens verdadeiramente arrebatadoras.
Caso pretenda realizar esta aventura, deve reservar 4 a 6 dias à estrada, no mínimo.

Um roteiro possível: EN2 em 6 dias
- 1.º dia: Deslocação de Chaves a Vila Real
- 2.º dia: Deslocação de Vila Real a Viseu
- 3.º dia: Deslocação de Viseu a Sertã
- 4.º dia: Deslocação da Sertã a Montemor-o-Novo
- 5.º dia: Deslocação de Montemor-o-Novo – Faro
- 6.º dia: Aproveitar o local e regressar…
- Deslocação de Chaves a Vila Real
Este percurso de Chaves a Vila Real com curvas e contracurvas implica uma viagem de 62 km. Esta cidade tem importância histórica, pois faz fronteira com Espanha.
O legado histórico e cultural desta cidade faz parte da sua riqueza, destacando-se os vestígios do domínio romano no seu território. Eis alguns dos pontos de interesse locais: a Torre de Menagem; a Praça Camões; o Castelo de Chaves.
- Deslocação de Vila Real a Viseu
Este pedaço da viagem pela Estrada Nacional 2 permite-nos testemunhar a beleza incomum de Portugal. Podemos encontrar um património histórico e natural de grande relevância em Vila Real, pois trata-se de uma das cidades mais antigas de Trás-os-Montes.
Eis alguns dos seus pontos de interesse: a Sé de Vila Real; a Igreja de São Pedro; o Palácio de Mateus.
- Deslocação de Viseu a Sertã
Nesta parte do percurso pela EN2, poderá testemunhar a imponência da icónica Serra da Lousã. Naturalmente, prepare-se para um percurso com mais altos e baixos. Em Viseu, poderá encontrar uma cidade com muita cultura. Alguns dos seus pontos de interesse são: a Sé Catedral de Santa Maria; a Praça Dom Duarte; o Museu Grão Vasco.
- Deslocação da Sertã a Montemor-o-Novo
Neste roteiro de road trip, poderá testemunhar a beleza deslumbrante do nosso país, a destacar em particular as paisagens que se encontram junto ao Rio Zêzere. Há um conjunto de Aldeias de Xisto incríveis neste percurso.
A Sertã é uma pérola encantadora. Esta vila do distrito de Castelo Branco tem vários pontos de interesse, nomeadamente o Castelo da Sertã; a Igreja Matriz de São Pedro; a Praia Fluvial da ribeira grande.
- Deslocação de Montemor-o-Novo – Faro
A última etapa desta road trip pela Estrada Nacional 2 é feita no percurso entre Montemor-o-Novo e Faro. Na vila de Montemor-o-Novo, podemos encontrar a típica tranquilidade alentejana.
São vários os pontos de interesse que podemos encontrar por aqui, nomeadamente a Igreja Matriz; as Ruínas do Castelo de Montemor; o Largo dos Paços do Concelho; a Igreja da Misericórdia, entre outros.
O percurso termina em Faro, onde podemos ficar um pouco mais antes da viagem de regresso. As deslumbrantes praias são o foco quando se está numa estação mais quente. Não faltam destinos paradisíacos ao longo da costa Algarvia. A Marina de Faro ou a Ilha de Faro também fascinam qualquer visitante.
Contudo, também há um conjunto vasto de atrações que revelam um pouco da história local, nomeadamente a Sé Catedral de Faro; a Capela dos Ossos de Faro; a Igreja de São Francisco; o Teatro Lethes, entre outros pontos de interesse.