Início » Entretenimento » ABBA impulsionam vendas de vinis no Reino Unido
Entretenimento Música

ABBA impulsionam vendas de vinis no Reino Unido

ABBA

Pela primeira vez, desde o ano de 1991, as vendas de vinis dispararam, chegando aos cinco milhões de discos vendidos, muito graças ao lançamento do novo álbum da famosíssima banda sueca, ABBA.

Com um lento regresso ao mainstream nos últimos anos, os álbuns de vinil dispararam em vendas no Reino Unido, com um substancial “empurrãozinho” da popular banda ABBA.

Segundo dados divulgados pela British Broadcasting Corporation (BBC), quase um quarto dos álbuns vendidos no Reino Unido (cerca de 23%), no ano de 2021, foram em formato de vinil, sendo que o mais recente álbum dos ABBA, “Voyage”, foi mais vendido neste tipo de discos.

Apesar do grande impulso oferecido pelos suecos, o álbum “30”, de Adele, bem como os discos de nomes como Fleetwood Mac, Ed Sheeran e Amy Winehouse levaram a que as vendas de vinis superassem, pela primeira vez desde 1991, a marca das cinco milhões de vendas.

Deste modo, 2021 foi mais um ano de crescimento para as vendas neste formato, sendo o 14º ano consecutivo em que se aponta uma subida nos panorama dos discos de vinil. Em relação ao ano anterior, registou-se uma ascensão de 8%.

O ressurgimento não se viu, curiosamente, afetado pelos atrasos na produção causados pelo contexto pandémico, escassez de materiais ou problemas na cadeia de fornecimento.

Por outro lado, as vendas de CD’s registaram mais uma descida, tendo sido vendidos apenas 14 milhões de discos neste formato, no Reino Unido, o número mais baixo desde 1988.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade