Quantcast
CulturaCultura & ViagensMúsica

“Contraconto” passa da rádio para os palcos

Contraconto

O projeto de música e literatura para crianças “Contraconto”, que foi formado este ano como um programa radiofónico, passará para os palcos a partir do mês de dezembro, bem como para as páginas de um novo livro.

O programa semanal de rádio, emitido na Antena 2 desde janeiro deste ano, formado pelo guitarrista Bruno Santos, com o nome de “Contraconto”, tem como objetivo levar aos mais novos a leitura de pequenos contos e poemas, com elementos sonoros criados pelo músico e criador do projeto.

Em conversa com a Lusa, Bruno Santos disse que “Estou essencialmente ligado ao jazz há muitos anos e esse tem sido o terreno que piso com mais frequência, e que me é mais confortável, mas andava há muito tempo a pensar que gostava de musicar alguns textos, algumas palavras e o universo infantil e juvenil fascina-me, porque me pareceu que musicalmente abrangia vários estados de alma”.

No projeto estão incluídas, ainda, por convite do guitarrista, a ilustradora Catarina Sobral, que produz e escolhe os textos, e a atriz Eva Barros, que está encarregue da narração das histórias e poemas.

Cada emissão do programa tem menos de cinco minutos e, na mesma, Eva Barros interpreta um texto, tendo já realizado a leitura de obras de diversos autores, como Ana Pessoa, David Machado, José Tolentino Mendonça, Ivette Centeno, Rita Taborda Duarte e Isabel Minhós Martins.

Já Bruno Santos, com base na leitura de Eva Barros, trata dos arranjos de sonoplastia.

“Fui interpretando à minha maneira, à maneira como ouvia as palavras e lia o texto e tocando coisas que estão no meu ‘background’, as coisas que ouvia quando era criança e adolescente, pop, rock. Claro que o jazz está presente, porque muito disto é criado mais ou menos em tempo real”, referiu o músico.

O projeto “Contraconto” passará, após quase um ano de rádio, para os palcos, com o primeiro espetáculo agendado para 5 de dezembro, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés, acompanhado da edição de um livro que reúne os textos inéditos, com ilustrações de Catarina Sobral.

A versão ao vivo de “Contraconto” irá narrar um ano na vida de uma menina com o nome de Joana, através de doze entradas do seu diário, que relatam diversos eventos dentro desse espaço de tempo, como as férias de verão ou o primeiro dia de escola.

No espetáculo, Bruno Santos e Eva Barro tratarão de interpretar as histórias, acompanhados de algumas ilustrações de Catarina Sobral.

Segundo o guitarrista, o projeto em palco recuperará 14 dos mais de 40 contos e poemas tratados no programa de rádio, tendo como fio condutor Joana, sendo que o livro, em edição de autor, reunirá, de igual modo, os textos num formato de diário.

Foi através de um financiamento no valor de 10.000 euros, proveniente do Garantir Cultura, que o projeto “Contraconto” teve início, de modo a auxiliar na retoma da atividade cultural em contexto de pandemia da covid-19.

Outras datas estão previstas, como mais um espetáculo naquele mesmo teatro, no dia 12 de dezembro, estando agendadas outras apresentações para 2022.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera