Início » Entretenimento » Da Weasel vão ter documentário sobre a história da banda
Cultura Entretenimento Música Televisão

Da Weasel vão ter documentário sobre a história da banda

da weasel

A “vida” dos Da Weasel será explorada num documentário com antestreia agendada para amanhã, em Almada, cidade de onde a banda é originária.

Com o intuito original de assinalar os 25 anos do seu primeiro álbum, “Dou-lhe com a Alma”, de 2005, mas depois alterado para uma experiência sobre a história do grupo, devido ao anúncio de um concerto de reunião da banda, no NOS Alive, em 2020, “Da Weasel: Agora e para sempre” explorará todos os momentos da carreira da banda, de acordo com Bruno Martins, autor do documentário.

O projeto, da Antena 3, conta com a presença dos seis membros de Da Weasel – Jay, Pacman (Carlão), Virgul, Guilhas, Quaresma e DJ Glue – que revisitarão diversos momentos vividos pelo grupo.

“É uma história que começa em Almada com os dois irmãos (João e Carlos Nobre – Jay e Pacman) e há camadas que foram sendo adicionadas e outras que foram sendo tiradas. A vida de uma banda é feita disso”, disse Bruno Martins, à Lusa.

As histórias contadas pelos elementos da banda ganharão vida através de ilustrações da autoria de António Piedade.

Mesmo que no documentário apenas marquem presença os membros da última formação, “não se deixou que outros elementos ficassem de fora, fazendo-os falar da entrada do Armando [Teixeira], da entrada da Yen Sung, da participação do Boss AC, ou do aparecimento do Sam The Kid a dada altura da vida deles”.

No que toca às gravações, as mesmas foram realizadas “em apenas um dia”, numa paragem nos ensaios para o concerto de reunião.

“A Catarina [Peixoto, realizadora] tinha a ideia de pô-los em círculo, com o carril das câmaras a andar à volta deles, e não queríamos que houvesse um entrevistador em cena”, referiu Bruno Martins, encarregue de realizar algumas perguntas, mas estando “escondido atrás de uma tela preta”.

O mesmo afirma que, em gravações, pediu aos elementos “para continuarem sempre a olhar uns para os outros”, dado que o objetivo “era mesmo pô-los a conversar entre eles”.

A questão introdutória é imposta por DJ Glue, último dos seis a entrar para Da Weasel, “que pergunta como é que nasceram os Da Weasel”, sendo que depois, “a conversa foi-se tornando tão fluida que quase não foi necessária intervenção”.

Após o processo de gravação, que ocorreu a menos de um mês do primeiro confinamento, Catarina Peixoto e Bruno Martins apenas tiveram “tempo para montar o rascunho da entrevista e o resto foi tudo feito à distância, via zoom, videochamada e teams, com o António Piedade”.

O contexto pandémico adiou a apresentação do documentário (e o concerto de reunião), que terá direito a antestreia na Academia Almadense, esta quinta-feira.

“A banda vai estar presente e vão estar à conversa comigo, a Catarina Peixoto e o António Piedade no final da projeção”, informou Bruno Martins.

O projeto será, ainda, exibido no festival Curtas de Vila do Conde, a decorrer entre 9 e 17 de julho, na secção criativa Stereo, sendo mais tarde disponibilizado na conta da Antena 3, no YouTube e na RTP Play.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade