Quantcast
CinemaCulturaCultura & ViagensFestivaisMúsica

Macau garante “parque temático” sino-lusófono

macau

Com a fusão de festivais, nos meses de outubro e novembro, Macau promete transformar o território num “parque temático” de ambas as culturas.

A decorrer ao mesmo tempo que o Festival da Lusofonia, que atrai anualmente milhares de pessoas de comunidades lusófonas, o 4º Encontro em Macau – Festival das Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa trará consigo exposições de livros ilustrados, cinema e espetáculos de música e dança tradicional.

Para ambos os eventos, estima-se um orçamento total de sete milhões de patacas, ou seja 891 mil euros.

De acordo com Leong Wai Man, presidente do Instituto Cultural, citado pela Lusa, apesar da ilha da Taipa receber a maioria dos eventos,  estes serão também alargados “a outras comunidades da cidade, proporcionando diversas experiências culturais com vista à criação de Macau como parque temático” das culturas dos países lusófonos aliadas à do próprio território.

“Assinalando-se, este ano, o 25.º aniversário do Festival da Lusofonia, este centrar-se-á na divulgação da cultura macaense, propondo-se também salientar a história da viagem das culturas dos países lusófonos através do oceano e do seu estabelecimento nesta cidade, com uma programação que abrangerá espetáculos em patuá promovidos por associações locais macaenses e uma mostra de gastronomia macaense”, disse.

O Festival da Lusofonia, que convida todos a experienciarem jogos tradicionais portugueses, comidas típicas de diversos países lusófonos, espetáculos de música e dança, mostras culturais e mais, terá lugar entre os dias 28 e 30 de outubro. A cultura macaense será, ainda assim, o foco do evento, segundo a organização, com destaque para a gastronomia e o artesanato.

Por sua vez, a exposição de livros Ilustrados em Chinês e Português chega a 28 de outubro, permanecendo até 2 de novembro. Seguem-se os Espetáculos de Música e Dança Tradicional da Comunidade, nos dias 5 e 6 de novembro.

Esta série de eventos termina com o Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que, apesar de se encontrar agendado para o dia 29 de outubro, encerra portas apenas a 18 de novembro. O tema principal do festival será “Todos os rios correm para o mar”, pretendendo realçar “o espírito de pioneirismo, intercâmbio, inclusão e compreensão mútua entre a China e os países e regiões de língua portuguesa”, destaca a organização, citada pela agência Lusa.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera