Início » Entretenimento » Outono em Portugal: dicas de passeios para aproveitar a estação
Cultura Entretenimento

Outono em Portugal: dicas de passeios para aproveitar a estação

Outono em Portugal

Os dias longos e as noites intermináveis do verão chegaram ao fim, mas só depende de si aproveitar o Outono em Portugal para fazer dele uma estação de sonho.

Já chega de ficar em casa. Aproveite o Outono em Portugal para dar corda aos sapatos e encher os seus olhos da beleza própria da estação com cinco dicas para passeios por um Portugal em breve pintado em tons de amarelo e castanho. Venha daí!

Dicas de passeios para aproveitar o Outono em Portugal

 

  • Douro Vinhateiro

Não há paisagem que melhor exprima o espirito do Outono que o Douro e, em especial, o Douro Vinhateiro que nesta altura do ano nos dá uma luz quente que transforma as vinhas numa paleta de cores onde sobressai o vermelho, o castanho e o dourado.

Para além de se deslumbrar com o romântico cenário, aproveite para visitar as adegas e participar nas vindimas, afinal de contas estamos na estação delas. De barco, no dos muitos cruzeiros que sobem o Douro, de carro no carrossel de curvas e contracurvas que serpenteiam pelas encostas que levam o viajante à Régua ou no fabuloso comboio do Douro (Porto-Pocinho), deixe-se embalar pela beleza desta região no outono enquanto se delicia com um copo de vinho do Porto.

  • Mata de Albergaria (Parque Nacional da Peneda-Gerês)

Outono é, sobretudo, sinónimo de natureza em transformação e nada melhor que assistir à queda das folhas e à entrada em cena dos castanhos e amarelos próprios da estação do que embrenhar-se na floresta.

Se o carvalho é a árvore símbolo da metamorfose de que falamos, então a Mata de Albergaria em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês é um lugar a não perder.

Calce um calçado confortável e, longe das multidões do verão, percorra esta floresta protegida a pé ouvindo o rio Homem e os seus passos sobre as folhas caídas, enquanto passa por vários marcos miliários e carvalhos seculares da antiga Via Romana que ligava as cidades imperiais de Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga).

  • Rota das Faias (Serra da Estrela)

“Perda-se” nos bosques de faias de Manteigas (Serra da Estrela) e assista a uma explosão de cor única.

A Rota das Faias é um percurso pedestre sinalizado (5,4 km) que pode ser feito parcialmente ou na totalidade. O momento alto é a chegada a um bosque singular onde os tons dourados cobrem toda a paisagem, um paraíso para os visitantes, fotógrafos e amantes das caminhadas.

  • Parque Natural de Montesinho

Não é preciso uma máquina do tempo para viajar até ao passado, basta-lhe um carro e um GPS com destino marcado de Bragança até ao Parque Natural de Montesinho, trajeto no qual entrará em contacto com o aspeto intocável da natureza envolvente.

Aproveite a viagem e fique hospedado em Montesinho, aldeia típica onde poderá experienciar algumas tradições genuínas da região, como aprender a fazer pão e folar caseiros, participar na produção dos enchidos ou passar a tarde com um pastor, acompanhando-o pelas serras e ajudando-o com as ovelhas.

  • Belver

Não é região que associemos à experiência de viver o Outono em Portugal, mas Belver, no Alto Alentejo, faz tudo por desmitificar essa ideia.

Subindo ao castelo, avista-se o Tejo dourado, além de sobreiros e oliveiras que descem ao seu encontro e se isto já é beleza que encante, quando se passa para a outra margem do rio, a vista perde-se rapidamente nos medronheiros carregados de frutos vermelhos e nas águas tranquilas que espelham o castelo e a paisagem ribeirinha.

Nas proximidades, vale ainda a pena visitar as vilas históricas de Marvão e de Castelo de Vide.

Publicidade

Publicidade