Início » Entretenimento » Três documentários portugueses no Festival de Cinema Documental de Amsterdão
Cinema Cultura Entretenimento

Três documentários portugueses no Festival de Cinema Documental de Amsterdão

Três documentários

Os três documentários portugueses “Chelas Nha Kau”, “Yoon” e “Meio ano-luz” foram escolhidos para o Festival de Cinema Documental de Amsterdão, que irá decorrer em novembro, nos Países Baixos.

O Festival de Cinema Documental de Amsterdão irá decorrer entre os dias 17 e 28 de novembro, sendo que na secção “unConscious Bias” estão dois dos três documentários lusos: “Chelas Nha Kau”, do coletivo Bataclan 150 em conjunto com a cooperativa Bagabaga Studios, e “Meio ano-luz”, uma curta-metragem luso-brasileira de Leonardo Mouramateus.

O projeto “Chelas Nha Kau” já esteve presente nos festivais DocLisboa e Sheffield Doc/Fest, em Inglaterra, e trata-se de um documentário que retrata o dia-a-dia dos bairros sociais de Chelas, no oriente de Lisboa, tendo sido filmado entre 2016 e 2019. É apresentado, pela cooperativa, como “um filme polifónico que rejeita a hierarquia do cinema de autor”. 

Já os autores do documentário lançaram, recentemente, uma campanha crowdfunding para estarem presentes no festival holandês, sendo que, segundo a mesma, divulgada na plataforma PPL, precisam de 1.124 euros para conseguirem financiar a viagem de quatro pessoas para o festival.

No caso de “Meio ano-luz”, esta é uma curta-metragem, rodada em Lisboa, que entrelaça duas histórias: um rapaz, sentado numa rua a desenhar as pessoas que passam, e um casal que conversa sobre a origem de uma carteira encontrada.

Já o documentário “Yoon”, de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, estará presente no Festival de Cinema Documental de Amsterdão na secção “Best of Fests”. O projeto filmográfico acompanha a viagem de um transportador senegalês, com o nome de Mbaye Sow, numa viagem de 4.000 quilómetros entre Portugal e o Senegal.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Sobre o autor

Entretenimento

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade