Início » Finanças » Alerta aos investidores! AforroNet, sabe o que é?
Finanças Finanças Pessoais Nacional

Alerta aos investidores! AforroNet, sabe o que é?

AforroNet

Se investiu ou está a pensar investir em Certificados de Aforro/Certificados do Tesouro, dois dos instrumentos de menor risco e maior liquidez à disposição dos investidores, tem de conhecer a plataforma AforroNet! Gratuita e muito intuitiva, esta é a plataforma que promete ajudá-lo a gerir o seu portfólio de investimentos. Venha saber como.

AforroNet: o que é?

O AforroNet é um serviço que o IGCP (Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública) coloca à disposição dos seus Clientes para efetuarem Consultas à sua carteira de Certificados de Aforro e de Certificados do Tesouro, assim como pedidos de Subscrição de produtos de aforro em comercialização e de Resgate à carteira de Certificados do Tesouro e à carteira de Certificados de Aforro da Série E através do site www.igcp.pt ou diretamente em aforronet.igcp.pt.

Como aderir?

Para aderir ao AforroNet, antes de mais, tem que satisfazer os seguintes requisitos:

  • Ser titular de uma conta aforro, na qual estejam registados, entre outros dados:
    • o número fiscal de contribuinte.
    • a morada para envio de extrato/correspondência.
  • Ser detentor de uma subscrição de Certificados de Aforro ou de Certificados do Tesouro.

Desde que sejam satisfeitas as condições acima mencionadas, poderá aceder no dia seguinte à opção de “Adesão” e iniciar o processo para aderir ao AforroNet.

Nota: A abertura de conta e a primeira subscrição terão de ser sempre efetuadas junto de uma Loja dos CTT.

O processo começa com a inserção dos dados solicitados na opção de “Adesão”, após este passo será remetido o código de acesso/password ao AforroNet, para a morada registada na conta.

Logo que seja recebido o código de acesso/password, deverá ser ativado o seu utilizador do AforroNet, através da opção “Ativação”, passando a ter acesso imediato ao balcão virtual do IGCP (o extrato diário só será visível no dia útil seguinte).

Funcionalidades disponíveis

Após o registo de um pedido de subscrição é emitido um talão com indicação da Entidade, da Referência e do Montante, para que possa efetuar o pagamento através das Caixas Multibanco ou no Homebanking do seu Banco, através da opção PAGAMENTOS/PAGAMENTO DE SERVIÇOS/COMPRAS, concretizando deste modo a subscrição.

Não são aceites pedidos de subscrição sem o prévio registo do IBAN para créditos.

Par além desta funcionalidade, o AforroNet também permite:

  • Pedido de Resgate: após o registo de um pedido de resgate é emitido um comprovativo desse mesmo pedido, podendo também ser obtido na opção “Consultas – Pedidos de Resgate”. Após a aceitação do pedido pelo sistema central, será disponibilizado, no máximo ao fim de 3 dias úteis, o talão comprovativo do resgate. Os pedidos de resgate são efetuados para o IBAN registado no AforroNet. Para anular um pedido de resgate, e no caso do mesmo se encontrar no estado “Pendente”, poderá fazê-lo através da opção “Anular Pedidos Resgate”.
  • Alteração de Morada Fiscal: poderá consultar e proceder à alteração da morada registada na conta sempre que necessitar.
  • Adesão ao Extrato Eletrónico: a opção pelo extrato de Conta em formato digital permite ter acesso mensal ao extrato periódico em vez de o receber, via postal, com periodicidade semestral. Além disso, pode consultar diariamente a valorização de toda a sua carteira de Certificados de Aforro e a carteira de Certificados do Tesouro.
  • Consultas: além da consulta ao extrato diário e mensal, poderá ainda visualizar o estado dos pedidos de subscrição e dos pedidos de resgate efetuados no AforroNet, aceder aos talões referentes às Subscrições e aos talões de Resgates de Certificados de Aforro da Série E e de Certificados do Tesouro nele efetuados.
  • Mensagens: poderá enviar e receber mensagens via AforroNet.

Vantagens do AforroNet

  1. Conforto – Possibilidade de efetuar operações e consultas sobre Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro.
  2. Conveniência – Disponibilidade 24 horas por dia.
  3. Simplicidade – Utilização simples e intuitiva.
  4. Economia – Sem custos de adesão, sendo as operações gratuitas.
  5. Segurança – Cumprimento dos protocolos de segurança na Internet e a garantia da não utilização por terceiros.
  6. Conforto – Pode efetuar, através de um computador com ligação à Internet, pedidos de Subscrição de produtos de aforro em comercialização e de Resgate de Certificados de Aforro da Série E e de Certificados do Tesouro, e aceder diariamente ao extrato com a valorização dos Certificados de Aforro e com a carteira dos Certificados do Tesouro.
  7. Conveniência – Pode realizar todas as operações disponíveis 24 horas por dia em qualquer lugar com acesso à Internet.
  8. Simplicidade – A utilização e navegação no AforroNet é bastante simples e intuitiva, mesmo para quem está pouco habituado a utilizar a Internet. Em caso de dúvida pode telefonar para 217 923 300 opção 1, nos dias úteis das 9h às 16h, ou enviar mensagem para o endereço aforronet@igcp.pt.
  9. Economia – A adesão não tem custos associados e todas as operações são gratuitas.
  10. Segurança –  O IGCP utiliza sistemas e tecnologias que respeitam os protocolos de segurança garantindo a confidencialidade dos dados pessoais, da carteira de Certificados de Aforro e de Certificados do Tesouro, assim como dos dados secretos de acesso e autenticação ao AforroNet, impedindo a sua utilização por terceiros.

 

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre finanças e campanhas especiais.

Publicidade

Publicidade