Início » Finanças » Os 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa
Finanças Internacional

Os 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa

10 países com o salário mínimo mais alto da Europa
Sabe que ao olharmos para a lista dos 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa vai deparar-se com uma surpresa?

Queixamo-nos de que o salário mínimo nacional é baixo e que mal chega ao final do mês, mas sabe que ao olharmos para a lista dos 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa vai deparar-se com uma surpresa?

Confira os 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa:

Top dos 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa

1- Luxemburgo

À semelhança do que vem acontecendo há largos anos, a primeira posição desta lista pertence ao Luxemburgo. No final de cada mês, os trabalhadores ao abrigo do salário mínimo levam para casa, pelo menos, 2.202 euros brutos.

2- Irlanda

Depois da crise financeira de 2008 ter abalado fortemente a economia irlandesa, particularmente afetada devido à sua exposição à bolha imobiliária, a verdade é que, graças aos baixos impostos, o país conseguiu captar multinacionais como a Google ou o Facebook e colocar a sua economia novamente nos eixos como se comprova pelo segundo lugar desta lista.

No início deste ano, o governo irlandês atualizou o salário mínimo, atribuído por hora, para os 1.724 euros.

Assim, por lei, os trabalhadores devem receber, pelo menos, 10,20 euros/hora, o que dá uma média de 1.724 euros por mês para quem trabalha as 40 horas semanais.

3 – Países Baixos

A subida de 43 euros que o salário mínimo holandês recebeu no início do ano, levou a que os Países Baixos se mantenham no pódio desta lista. Na prática, um trabalhador leve para casa 1.685 euros no final de cada mês.

4 – Bélgica

No quarto lugar encontra-se mais um país do chamado “Benelux”, desta feita a Bélgica, com um valor de salário mínimo que se situa nos 1.626 euros mensais.

5- Alemanha

Apesar de, no dicionário português, Alemanha rimar com pujança económica e social, o salário mínimo só foi instituído neste país em 2015. Seis anos depois da sua instituição, o salário mínimo alemão para este ano é de 1.614 euros por mês.

6 – França

A marcha dos “coletes amarelos” (2018) teve o condão de levar Macron e o governo por si nomeado a aumentar fortemente o salário mínimo nacional de modo a fazer face ao aumento do custo de vida.

Neste momento, o salário mínimo encontra-se nos 1.555 euros mensais.

7- Espanha

No país vizinho, Espanha, o valor do salário mínimo avançou de 1.050 euros para 1.108 euros de 2020 para 2021.

8 – Eslovénia

Aquela que é a economia mais estável e pujante do bloco balcânico, encontra-se em 8º lugar da lista dos países com o salário mínimo mais alto da Europa com 1.024 euros mensais.

9- Malta

As solarengas ilhas de Malta ocupam o nono lugar da lista dos dez países com o salário mínimo mais alto da Europa com 785 euros em 2021.

10 – Portugal

Aqui está aquilo que para muitos é uma surpresa: Portugal. É verdade, apesar de baixo, o salário mínimo nacional ocupa o 10º lugar da lista. Contudo um pequeno parêntesis nesta análise. O Eurostat considera o salário mínimo geral, ou seja, o valor anual – 14 meses – dividido por 12 meses, o que dá cerca de 776 euros.

No entanto, nas contas portuguesas, o salário mínimo nacional aumentou 30 euros em relação a 2020, atingindo os 665 euros mensais em 2021.

De referir que o objetivo governamental é levar o salário mínimo nacional até aos 750 euros até 2023.

Tags
Publicidade

Sobre o autor

Finanças

2 Comentários

Clique aqui para enviar um comentário

  • A grande surpresa foi ver escrito “solarengas” em vez de ‘soalheiras’ ou ‘ensolaradas’ !!!!!! Solarengo significa relativo a solar, casa nobre. Ai esse português…

  • A Suiça, a Suécia, A Finlândia, a Noruega, A Dinamarca não teem salário mínimo?
    Se só Portugal tivesse salário mínimo seria o maior.