Início » Formação » A necessidade de autoconhecimento para a realização profissional
Carreira Formação

A necessidade de autoconhecimento para a realização profissional

autoconhecimento-profissional
autoconhecimento-profissional

A história repete-se vezes sem conta. Passamos a nossa vida académica a sonhar com o dia em que iremos conseguir a nossa independência financeira e quando muitas vezes o momento chega, são muitos os que se sentem sem rumo, cansados e aborrecidos com a vida profissional rotineira. Para evitar chegar a esse ponto, é essencial investir em autoconhecimento. Definir um sonho ou um propósito de vida é extremamente importante para a sua realização profissional.

Segundo a Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, o autoconhecimento é necessário para conseguir alcançar esse objetivo e são poucas pessoas que o fazem. 

O que é o autoconhecimento profissional?

O autoconhecimento, no contexto profissional, pode ser definido como a capacidade de conhecer os seus pontos fortes e fracos dentro do seu ofício. Ao fazer uma auto-análise, ficará a conhecer as suas habilidades e limitações e poderá criar estratégias para lidar com elas de forma a conseguir atingir o sucesso profissional.

Esta auto-análise é extremamente importante quer para aqueles que estão a entrar no mercado de trabalho como para os mais experientes que podem estar numa fase de reavaliação e mudança. 

O principal objetivo do autoconhecimento profissional é que consiga valorizar as suas competências e fazer o que estiver ao seu alcance para crescer profissionalmente.

Como melhorar o seu autoconhecimento profissional?

De forma a aproveitar os benefícios que o autoconhecimento pode oferecer, siga as nossas dicas:

  • Conheça os seus pontos fortes e fracos

É necessário começar por fazer uma auto-avaliação criteriosa. Que limitações tem que precisam ser trabalhadas? Que qualidades o diferenciam da concorrência?

  • Não menospreze a opinião dos outros

Numa equipa de trabalho é necessário ouvir a opinião dos seus colegas. Lembre-se que grande parte das vezes o trabalho em equipa leva a melhores resultados. Aproveite a sua relação com os seus colegas para avaliar se tem uma posição de liderança, se gosta de trabalhar em equipa ou se prefere trabalhar sozinho.

  • Invista em formação

O mercado de trabalho é dinâmico e competitivo, por isso, é importante que invista em formação e adquira novas competências. Há formações cujo objetivo principal é o de desenvolver competências, genericamente nomeadas de “soft skills” – capacidade de se comunicar bem, de ter empatia, de ter resiliência e pensamento crítico.

  • Analise os seus valores

Poderá fazer uma lista dos valores com os quais mais se identifica, como por exemplo estabilidade, flexibilidade de horários, maior responsabilidade, desafios constantes. 

Será importante analisar se prefere autonomia, responsabilidade, liberdade para desenvolver novas ideias, prestígio, ou se por outro lado, os seus valores estão mais relacionados com o trabalho, será interessante avaliar se deseja algo repetitivo, físico ou intelectual.

Deverá também avaliar se prefere trabalhar em equipa ou sozinho, se precisa de flexibilidade de horário, se prefere trabalhar com pessoas ou com máquinas. Analise se tem mais interesse no reconhecimento profissional, na remuneração, ou nos valores da empresa.

O autoconhecimento profissional torna-se assim uma ferramenta extremamente útil para que possa definir objetivos profissional a longo prazo e alinhar a sua estratégia para conseguir realizar os seus sonhos.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade