Início » Formação » Bolsa de emprego público: O que é?
Carreira Formação Notícias

Bolsa de emprego público: O que é?

Bolsa de emprego público

Encontrar o emprego de sonho depende muitas vezes da procura em diferentes plataformas e da exploração de diferentes oportunidades. Sabia que é possível concorrer a vagas no setor público através da Bolsa de Emprego público?

Vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber. Fique atento.

Bolsa de emprego público

A bolsa de emprego público (BEP) é uma plataforma que reúne informação sobre todos os processos de recrutamento para a administração pública. O objetivo deste serviço criado pelo Estado Português é simplificar e reunir todas as ofertas num só local de modo a facilitar a pesquisa e divulgar mais facilmente as vagas disponíveis.

Além de apresentar as vagas de vários departamentos e áreas do setor público, reúne ainda todos os requisitos necessários para a formalização da candidatura.

A quem se destina

Segundo o artigo 47º da República Portuguesa qualquer cidadão tem direito a concorrer à função pública em condições de igualdade e liberdade. Além de se destinar a trabalhadores que procuram ingressar na função pública, está disponível para funcionários públicos que pretendem fazer o registo de pedido de mobilidade.

Procurar ofertas

No website da BEP precisa apenas de pesquisar por palavras-chave. Pode fazer a pesquisa por área ou localização geográfica. Depois de fazer a pesquisa na área que lhe interessa encontrará uma listagem com a seguinte informação:

  • Código da oferta;
  • Tipo de oferta;
  • Tipo de contrato;
  • Carreira;
  • Categoria;
  • Distrito;
  • Organismo;
  • Habilitações literárias pretendidas;
  • Data-limite para se candidatar.

Caso pretenda saber mais detalhes sobre a oferta precisa apenas de clicar no código da oferta.

A candidatura

Para fazer a candidatura procure a área “Formalização candidatura” depois de ter criado conta na plataforma. Nessa secção encontrará toda uma descrição detalhada de todos os procedimentos que terá de cumprir para se candidatar.

A maioria das vagas pede, pelo menos, os seguintes documentos:

  • Currículo
  • Certificado de habilitações
  • Certificados de ações de formação;
  • Comprovativos de experiência profissional
  • Registo criminal

A necessidade de entregar a documentação pessoalmente depende da vaga e da entidade. Algumas das entidades permitem que o envio da documentação seja feito através de email. Em alguns casos é ainda necessário preencher um formulário próprio disponibilizado pelo organismo.

Tenha atenção ao prazo, aos requisitos e às condições a que se candidata.

A seleção

A forma como os trabalhadores são selecionados para ocupar a vaga são descritos no regulamento disponibilizado pela plataforma. Os métodos de seleção podem ser variados. A seleção tanto pode ser feita através de avaliação curricular como depender de outras provas ou testes de conhecimento. Importa referir que a seleção é geralmente feita por etapas, em que cada etapa vão sendo eliminados candidatos.

Apesar de oferecerem estabilidade e serem posições profissionais seguras, os concursos públicos tendem a ser processos demorados e até exigentes. Tenha em consideração que o recrutamento para o setor público é meticuloso e rigoroso. Certifique-se de que envia todos os documentos necessários atempadamente e que preenche todos os requisitos exigidos.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade

Publicidade