Início » Formação » Carreira » Benefícios da Leitura para a sua Carreira Profissional
Carreira Formação

Benefícios da Leitura para a sua Carreira Profissional

Benefícios da Leitura para a sua Carreira Profissional
Sabia que ler melhora a sua capacidade de comunicação, concentração e memória? Conheça os benefícios da leitura para a sua carreira profissional.

Sabia que ler melhora a sua capacidade de comunicação escrita, concentração e memória ajudando-o no campo laboral? Fique connosco e conheça alguns dos benefícios da leitura para a sua carreira profissional.

Benefícios da Leitura para a sua Carreira Profissional

  • Enriquece o seu Vocabulário

Em cada frase, parágrafo ou página, depara-se com um admirável mundo novo de palavras nunca antes lidas. Este input de novo vocabulário é imediatamente registado pelo seu cérebro permitindo-lhe alargar o seu léxico e melhorar a forma como exprime as suas ideias.

  • Alarga os seus horizontes

O saber não ocupa lugar e não há melhor forma de lhe dar espaço do que procurar novas informações. Uma das melhores formas de ter acesso a essa torrente de conhecimento relacionada ou não com a sua área profissional é exatamente através da leitura.

Por exemplo, através da leitura não é apenas possível conhecer novas tecnologias, metodologias e ferramentas por intermédio de livros técnicos, mas também é possível viajar e conhecer outros lugares sem sair de casa.

  • Estimula a criatividade

Ao permitir-nos ter contacto com novo conhecimento, a leitura vai ajudar o nosso cérebro a estabelecer conexões entre ideias diferentes, o que pode originar o nascimento de algo totalmente original.

Quando se trata do mundo profissional, isto vai ajudá-lo não só na resolução de problemas complexos, como a encontrar sempre uma perspetiva original.

  • Melhora a escrita

Com o enriquecimento do vocabulário e o constante contacto com construções gramaticais corretas e variadas virá, naturalmente, a melhoria da sua capacidade de escrita.

Para além de resultados positivos na escrita, a leitura estimula, igualmente, a capacidade de interpretar corretamente um texto e ajuda-o a melhorar a sua comunicação verbal. Num mundo profissional em que a comunicação é essencial, a leitura vai fazer-lhe ganhar pontos em relação aos demais.

  • Fortalece a memória

Ler um romance implica, desde logo, um esforço de concentração para que não perca na trama ou confunda personagens. E enquanto o faz naturalmente e sem esforço, está a exercitar a sua memória. Quanto mais informação apreende e retém mais facilmente consegue recordar os acontecimentos do dia-a-dia.

Aliás, um estudo da Academia Americana de Neurologia confirmou: indivíduos que tinham o hábito de realizar atividades mentalmente estimulantes, como a leitura, possuíam um declínio menor da memória. Isto se comparados às pessoas que não liam. A taxa de declínio mental foi reduzida em até 32% nas pessoas com estes hábitos.

  • A capacidade de concentração sai reforçada

Na era da tecnologia vivemos rodeados de estímulos que nos afetam a capacidade de concentração.

O hábito da leitura de um livro é o melhor antídoto contra essa tendência. Além de nos ajudar a manter o foco, afinal de contas temos que conseguir acompanhar a história, fortalece a nossa atenção e acaba por desenvolver a nossa capacidade de perseverar diante de tarefas repetitivas ou complexas.

  • Promove a empatia

Apesar de ler ser um hábito solitário, um estudo de dois investigadores holandeses mostrou que a leitura de narrativas ficcionadas influencia características própria da condição humana como a capacidade de criar empatia.

Mesmo que se trate da leitura de livros técnicos, você estará a colocar-se na “pele de outra pessoa, o que é extraordinariamente importante quando falamos do mundo laboral onde a capacidade de trabalhar em equipa e com sensibilidade para com os outros é fulcral.

Publicidade

Publicidade