Início » Formação » Carta de apresentação: como endereçar
Carreira Formação

Carta de apresentação: como endereçar

endereçar

Encontrou uma oferta de emprego que lhe interessa e não sabe como endereçar a sua carta de apresentação?

Não se preocupe, iremos dar-lhe algumas dicas para que seja bem sucedido/a na sua abordagem inicial.

  • Tente descobrir a quem se está a dirigir

Quando enviamos uma candidatura, muitas vezes não sabemos a quem nos estamos a dirigir. O melhor que tem a fazer é descobrir a quem deve dirigir a sua carta de apresentação. Por vezes é fácil, pode investigar na internet quem é a pessoa responsável, consultar no LinkedIn, etc.

  • Use sempre que possível uma saudação formal com nome 

Use o nome e sobrenome do recrutador, incluindo o Sr. ou Sra., a menos que saiba que a cultura da empresa é mais informal.

Caso tenha tentado investigar a quem endereçar a carta e não foi bem sucedido/a, não entre em pânico. Nem sempre é possível encontrar essas informações.

No entanto, ainda pode enviar a carta de apresentação dirigida a uma pessoa específica, escolhendo o chefe do departamento ao qual a função de enquadra.

Por exemplo, pode dizer “Prezado departamento de vendas” ou “Olá equipa de produto”.

  • Avalie o tom com que se deve apresentar 

Enquanto faz a sua pesquisa, tente avaliar o quão formal é a cultura da empresa para determinar se deverá usar um tom mais formal ou casual, isso irá determinar se:

  1. Começará com “Caro”, “Olá” ou o nome da pessoa;
  2. Deve usar títulos honoríficos (Sr., Sra., Dr., Prof., etc);
  3. Deve usar um nome completo ou apenas o primeiro nome.

Se não tiver a certeza, o melhor é ser formal, mas certifique-se de não errar acidentalmente o género de alguém com o título honorífico errado.

  • Seja o mais específico possível

Se depois de tanto pesquisar continua a não conseguir encontrar um único nome para endereçar a carta, não se preocupe! O motivo pode simplesmente ser porque a empresa mantém a privacidade dos seus funcionários – e a própria empresa sabe disso.

Assim, se não tiver um nome para usar, tente ser o mais específico possível na sua saudação. Então, considere usar “Gerente de Contratação de …” ou “Equipa de Recrutamento para a função de …”. Ou seja, algo que mostre que escreveu a carta com um público específico em mente.

  • Caro (nome do recrutador)

Se está determinado a escrever para uma pessoa específica, mas desistiu de encontrar o gerente ou chefe do departamento, ainda há esperança!

Concentre-se no recrutador ou no chefe ou especialista de recrutamento, poderá enviar a carta para eles. Afinal, eles serão provavelmente os primeiros a ler e decidir se você passa à próxima etapa.

  • Prezado (o que a empresa chame: equipa ou departamento de recrutamento)

Se não consegue descobrir a quem se dirigir, então descubra como é que a empresa chama, para se poder dirigir como “Prezado Departamento de Recrutamento” ou “Prezada Equipa de Aquisição de Talentos”.

  • Caro Recrutador / Gerente de Contratação

Outra opção é endereçar a sua carta de uma forma mais genérica ao recrutador ou gerente de contratação, usando esses mesmos títulos.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade