Início » Formação » Como Maximizar o desempenho no trabalho
Carreira Formação

Como Maximizar o desempenho no trabalho

Como Maximizar o desempenho no trabalho
Se sente que a sua produtividade fica aquém daquilo que gostaria, é altura de parar e pensar em como maximizar o seu desempenho no trabalho.

Se sente que a sua produtividade fica aquém daquilo que gostaria ou deveria, é altura de parar e pensar em como maximizar o seu desempenho no trabalho.

O stress, a desorganização ou, simplesmente, a falta de motivação para uma tarefa que se tornou rotineira são alguns dos fatores que levam a quedas abruptas na produtividade dos trabalhadores, mas existem formas de os contornar.

Como? É o que lhe vamos dar a conhecer já a seguir com algumas dicas sobre como maximizar o desempenho no trabalho. Venha daí!

Dicas para maximizar o desempenho no trabalho

  • Durma bem e coma melhor

Dormir, já diz a sabedoria popular, é “meio-sustento”, portanto, para que obtenha o máximo desempenho no trabalho há, primeiramente, que tentar dormir entre 7 a 9 horas por noite. Ao fazê-lo, irá sentir-se muito mais alerta e predisposto para qualquer atividade que tiver de realizar.

Do mesmo modo que dormir uma boa noite de sono é essencial para que a vitalidade tome cota do seu corpo e mente, também a alimentação não deve ser descurada.

Procure fazer uma dieta saudável e equilibrada onde alimentos processados e açúcar em excesso não entrem.

Isto não só vai fazer com que se sinta com mais energia, como também lhe vai permitir estar mais ativo devido aos nutrientes que o seu corpo vai absorvendo.

  • Organize e priorize as tarefas

De modo a manter o foco no trabalho deve começar por listar as tarefas que tem a seu cargo e organizar e priorizar a sua execução.

Comece por dar prioridade às tarefas com um deadline mais apertado e aprenda a dizer não, quando possível, a tarefas imprevistas que possam surgir.

O nosso cérebro não está preparado para conseguir desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo com a mesma qualidade, por isso quando a nossa atenção está repartida por várias coisas, somos menos eficientes e, consequentemente, menos produtivos.

Para além da organização e priorização, tente perceberem que altura do dia é mais produtivo e efetue as tarefas mais exigentes durante essa altura deixando as restantes tarefas para outra altura.

  • Elimine ou diminua os focos de stress

O stress e ansiedade não bons aliados de um bom desempenho não só no trabalho, como também na vida. Tente desligar do trabalho por alguns dias ou tirar umas férias de modo a relaxar.

Pode parecer contraproducente, mas a realidade mostra que o número de trabalhadores a sofrerem de “burnout” está a aumentar consideravelmente. Tirar uns dias para si e para a família vai ajuda-lo a relaxar e a voltar ao trabalho com uma energia redobrada.

  • Aprenda a dizer não

A solidariedade entre trabalhadores é boa e deve ser incentivada, mas deve aprender a dizer não a algumas das solicitações. É simpático dizer sim a um colega, mas se já está assoberbado com trabalho, aceitar novas tarefas só vai levar a que nenhuma seja concluída em tempo útil e com qualidade.

  • Aposte no desenvolvimento pessoal

Uma das causas commumente associadas à produtividade e que tendemos a desvalorizar é a motivação. Quando o trabalho se apresenta rotineiro ou, se apenas o faz devido à necessidade, talvez seja altura de desenvolver as suas competências pessoais e profissionais de modo a encontrar um novo trabalho mais motivador e de acordo com os seus gostos ou a ascender a um posto de maior relevância dentro da empresa onde trabalha.

Publicidade

Publicidade