Início » Formação » Como pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego?
Carreira Formação

Como pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego?

pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego
Aconselhamos todos aqueles que procuram trabalho a pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego, mas saberá como fazê-lo?

Aconselhamos todos aqueles que procuram trabalho a pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego, mas saberá como fazê-lo? Se a sua resposta é negativa, fique connosco ao longo das próximas linhas e prepara-se para brilhar na sua entrevista de emprego.

O que deve ter em conta quando pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego

  • Missão e valores

Depois de uma simples pesquisa pela empresa no motor de busca, entre no site da mesma e tente perceber o que é que ela faz e como o faz, isto é, qual é a sua missão e quais são os seus valores.

Esta informação encontra-se, normalmente, nos múltiplos separadores do site, mas caso esta informação seja escassa, pode e deve pesquisar, igualmente, as redes sociais da empresa, os canais onde está presente, países e até mesmo outros colaboradores.

Tudo isto servirá não só para conhecer melhor o modus operandi da empresa, como também perceber como poderá acrescentar valor à organização.

  • Pesquisar os produtos ou serviços oferecidos

Quando for chamado para uma entrevista de emprego, é muito provável que o questionem sobre aquilo que a empresa produz ou oferece. Aliás, uma das perguntas mais comuns numa entrevista de emprego é “O que sabe sobre nós?”. 

É esta a altura em que a informação compilada lhe vai ser útil, mas lembre-se de responder direta e concisamente, de modo a que o recrutador perceba que se preocupou em pesquisar sobre a empresa.

Aproveite a oportunidade para referir os produtos ou serviços disponibilizados, bem como qual o público-alvo da empresa, os principais concorrentes e mercados em que esta atua. Ao fazê-lo, estará a mostrar que a sua adaptação ao posto de trabalho e às dinâmicas internas da empresa será rápida.

  • Saber qual a política de comunicação da empresa

Para além de todos os aspetos mais técnicos que referimos anteriormente, a forma como a empresa comunica deve estar entre os seus itens de pesquisa.

Antes de uma entrevista de emprego faça uma recolha da postura comunicacional que empresa utiliza nas suas redes socias tentando perceber como é feita a comunicação, qual o tom utilizado e como é passada a informação.

O grande objetivo desta pesquisa é conseguir adoptar um estilo de comunicação semelhante na sua entrevista, aproximando-se, deste modo, da cultura da empresa.

  • Conhecer os concorrentes da empresa

Esta pesquisa pode parecer-lhe supérflua, mas ao perceber quais os pontos fortes e fracos das concorrentes e compara-los com a empresa à qual se candidata. Isto vai permitir-lhe, ao longo da entrevista e de forma pensada, referir alguns destes aspetos para ficar na memória do recrutador.

  • Procurar conhecer o recrutador e o ambiente de trabalho da empresa

Apesar de não ser um ponto essencial, pode utilizar o LinkedIn da empresa para tentar conhecer melhor o recrutador que o vai entrevistar. Isto servirá para que saiba que tipo de pessoa é o seu entrevistador e o que é que o apaixona profissionalmente.

A par da pesquisa sobre a pessoa que o vai entrevistar, pode aproveitar este trabalho digno de “Sherlock Holmes” para procurar ver como são as instalações da empresa e o seu ambiente de trabalho.

  • Qualificações e características mais valorizadas

Nas voltas que dará pelo LinkedIn pode aproveitar ainda para perceber quais são as qualificações e características mais valorizadas pela empresa.

Para isso, além de ler atentamente a descrição da vaga de emprego, veja atentamente os perfis de alguns colaboradores da empresa nessa rede social e/ou tente conversar com alguns deles para saber ao certo quais são as características mais valorizadas pela organização.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade