Início » Formação » Conheça algumas estratégias de motivação e liderança
Carreira Formação

Conheça algumas estratégias de motivação e liderança

Estratégias de liderança e motivação
Estratégias de liderança e motivação
Existem algumas estratégias de motivação e liderança que poderão levar a capacidade dos seus colaboradores a melhores resultados operativos.

Liderar uma equipa não é fácil, mas existem algumas estratégias de motivação e liderança que poderão elevar a sua capacidade para guiar os seus colaboradores a melhores resultados operativos.

Aliás, o que acabamos de dizer é comprovado por inúmeros estudos que afirmam que uma boa liderança promove a motivação dos trabalhadores e, consequentemente, leva a uma maior produtividade.

Sabendo que diferentes contextos laborais exigem tipos de liderança também eles diferentes, a pergunta impõe-se: como se conseguir uma liderança eficaz e motivadora? A resposta pode ser encontrada nas estratégias de motivação e liderança que temos para si e que apresentámos já de seguida:

Estratégias de motivação e liderança

  • Demonstre a qualidade que espera ver nos seus colaboradores
  • Diz-se que o exemplo deve vir de cima e não podia ser mais verdade. Como líder, você deve ser um exemplo para a sua equipa agindo sempre de acordo com o que espera dela. Demonstre através das suas atitudes, e não apenas das suas ordens, as qualidades que espera ver plasmadas pelos seus colaboradores, tais como dedicação, lealdade, iniciativa e honestidade, por exemplo.
  • Reconheça o trabalho bem feito

Para além do salário, que deve ser justo e em conformidade com o trabalho executado, o reconhecimento de um trabalho bem feito é um fator de motivação excepcional. Por isso, quando bem aplicados, os elogios nunca são demais e ajudam a manter a motivação dos seus trabalhadores no máximo.

  • Dê “espaço” aos seus colaboradores

Não seja um líder controlador que anda sempre “em cima” dos seus colaboradores. Dar-lhes espaço e independência na execução dos seus trabalhos vai fazê-los sentir não só mais responsáveis e livres, como terá efeitos positivos na sua motivação.

  • Tenha uma comunicação assertiva

Uma comunicação assertiva sem “ruído” nem falhas é essencial para que se seja um bom líder. Por isso, seja sempre honesto e transparente com os seus colaboradores, transmita as informações de forma precisa e articulada e comunique com clareza quais são os seus objetivos e expectativas.

  • Promova a formação contínua

Em maior ou menor grau, mora dentro de nós a ambição de fazer mais e melhor e no trabalho não é diferente. Assim, de modo a desenvolver todo o potencial da sua equipa, fomente a formação contínua dos seus colaboradores através de cursos ou ações de formação para que estes possam não só serem melhores profissionais, como também profissionais mais motivados por lhe estarem a dar a oportunidade de atingirem todo o seu potencial.

  • Seja capaz de ouvir

A melhor forma de ter uma equipa do seu lado é ouvir o que ela tem a dizer. Ao ouvir as dúvidas, insatisfações ou sugestões de melhoria vindas dos seus colaboradores, você estará a demonstrar preocupação e interesse pela opinião deles, o que, consequentemente, fará com que conquiste a sua lealdade e respeito.

  • Assuma a responsabilidade

É-se líder nos bons e nos maus momentos. Isto significa que, em todas as situações, deve assumir a responsabilidade sobre o que correu mal ou bem pois isto ajudará a conquistar a confiança dos seus colaboradores.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário