Início » Formação » Cursos online gratuitos? Veja aqui exemplos!
Carreira Cursos Formação

Cursos online gratuitos? Veja aqui exemplos!

cursos-online-gratuitos

O mercado de trabalho é bastante dinâmico e competitivo, e portanto, é importante que invista em formação e adquira novas competências. Quer esteja desempregado, ou simplesmente à procura de mais conhecimento, sabia que pode fazer cursos online sem sair de casa e sem gastar dinheiro.

Ao longo deste artigo iremos apresentar-lhe algumas plataformas onde poderá encontrar cursos online gratuitos para que desenvolva novas competências e enriqueça os seus conhecimentos, ao seu ritmo e de acordo com a sua disponibilidade.

Numa altura em que a vida parece estar toda em modo remoto, investir em formação online gratuita parece ser uma boa aposta para o futuro, fique atento a estas 5 oportunidades:

Coursera

É uma plataforma de ensino que colabora com mais de 200 universidades, entre elas Stanford, Princeton, Columbia, Yale, Imperial College of London, e empresas como IBM, Amazon, Goldman Sachs, Google ou a Microsoft, para oferecer cursos online gratuitos.

No geral, os cursos são gratuitos, tendo apenas de se registar na plataforma e inscrever-se no curso. Os cursos são divididos por módulos e compostos por textos, vídeos e testes. Em alguns casos, para aceder a algum material terá de pagar. No final, pode pedir um certificado mediante pagamento de uma taxa. Grande parte dos cursos são lecionados em inglês, mas é possível encontrar aulas traduzidas e legendadas para outras línguas, como o português.

EdX

A Edx é uma iniciativa online sem fins lucrativos criada pelas universidades de Harvard e MIT”. No total, a EdX disponibiliza cerca de 1.500 cursos online, acessíveis a qualquer pessoa, de diversas universidades reputadas à escala global, como a MIT, Harvard, Berkeley. Dentro da oferta, poderá estudar Biologia, Química, Ciências Computacionais, Economia ou Finanças. A maioria dos cursos é gratuita. No entanto, após a conclusão do curso, se ficar aprovado no exame final, para ter acesso ao certificado tem de pagar uma taxa que varia de acordo com o curso.

Portugal Digital

Na plataforma portuguesa Portugal Digital, encontra cursos gratuitos. A oferta é diversa, desde Cibersegurança, Programação, Redes e Sistemas até E-commerce.

Os principais parceiros desta plataforma são Accenture, Google, Microsoft, AWS training and certification, Cisco Academy, Cotec, Nau.

Os cursos estão divididos em três níveis: principiante, intermédio e avançado, podendo ser ministrados em português ou em inglês.

Udacity

A Udacity é uma plataforma com cursos online especializados na área da tecnologia de informação (TI), que vão desde programação, machine learning até à realidade virtual. Uma das vantagens da Udacity são as parcerias com grandes empresas do mundo tecnológico, como a Google, Amazon ou IBM.

A Udacity tem cursos gratuitos e pagos e como lançou uma plataforma no Brasil, é possível realizar cursos em português.

Udemy

A Udemy tem cerca de 12 mil cursos disponíveis nas mais diversas áreas, como desenvolvimento web, machine learning, estatística, brand management, matemática, etc.

Nesta plataforma existem cursos pagos e cursos gratuitos, se quiser ver apenas a oferta gratuita terá de escrever “cursos gratuitos” na barra de pesquisa. Nos cursos em língua estrangeira existe ainda, em muitos deles, a possibilidade de adicionar legendas.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade