Início » Formação » Erros ortográficos: como evitá-los!
Carreira Formação

Erros ortográficos: como evitá-los!

Erros-ortográficos

Sente que comete muitos erros ortográficos mas não sabe como evitá-los?

Não se preocupe, todos nós cometemos erros, o importante é ter vontade de melhorar a sua escrita. Siga algumas das dicas para melhorar erros ortográficos que apresentamos de seguida, e veja como evitar erros de ortografia. Com alguns truques simples verá que será mais fácil deixar de cometer erros.

Leia com frequência

A melhor forma de aprender a escrever bem é lendo. Ler muito e com muita atenção. A escrita frequente e a revisão do texto levam à automatização da forma como as palavras se escrevem, para além de enriquecer o vocabulário. Escusado será dizer que quanto mais praticar a escrita, mais fluida ela será.

Na dúvida, consulte um dicionário

Muitas vezes queremos escrever algo e não sabemos qual a forma mais correta de o fazer. Nesses casos, aconselhamos que consulte o dicionário para que veja como se escreve corretamente o termo ou a palavra que quer utilizar. Por outro lado, a ortografia resulta também de regras convencionais que se encontram compiladas em prontuários ortográficos e outras obras que as explicitam: o conhecimento dessas regras confere segurança a quem escreve. Algo que também poderá fazer é procurar sinónimos para adquirir mais vocabulário e enriquecer a sua escrita.

Consulte os erros mais comuns da língua portuguesa e aprenda a não os cometer

O português, com as suas inúmeras regras gramaticais e irregularidades, não é um idioma simples, quer seja falado ou escrito, mas existe um conjunto de erros que é relativamente comum. Aprenda sobre eles e domine a lingua:

Por exemplo, confundir “há” e “à” é possivelmente um dos erros mais comuns de escrita. As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Aprenda quando utilizar um ou outro. 

Confundir “gostamos” e “gostámos” também é bastante comum, embora ambas as palavras existam, “gostamos” refere-se ao presente e “gostámos” ao passado. Sendo assim, lembre-se, sempre que estiver a referir-se a algo que já aconteceu, acentue a palavra. 

Trocar o uso de “obrigado” e “obrigada” é um dos erros mais comuns, mas também dos mais facilmente evitáveis. A regra é simples — a regra de concordância nominal indica que o adjetivo “obrigado (a)” deve concordar sempre com o sexo do emissor. Ou seja, quem for do sexo masculino diz “obrigado”, e quem for do sexo feminino diz “obrigada”.

Veja aqui outros erros ortográficos que desprestigiam a sua imagem!

Reveja sempre os textos que escrever

Leia e reveja sempre os textos que escreveu. Faça uma leitura atenta, de preferência passado algum tempo de ter escrito o texto. Se tiver oportunidade, peça a alguém que leia o texto por si, normalmente os nossos próprios erros têm tendência a serem invisíveis aos nossos olhos.

Use um corrector ortográfico

Quando estiver a escrever um email profissional ou uma mensagem importante, ative o corrector ortográfico e garanta que os seus textos são enviados sem erros. 

Errar é humano, mas o mais importante é ter coragem e não desistir de tentar aprender, verá que com a prática será cada vez mais fácil escrever sem cometer erros.

O Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora é uma ferramenta gratuita que converte palavras conforme a ortografia antiga para a nova grafia e resolve no mesmo instante qualquer dúvida ortográfica, quer em português europeu, quer em português do Brasil.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade