Início » Formação » És estudante e precisas de um part-time? Temos sugestões!
Carreira Formação Notícias

És estudante e precisas de um part-time? Temos sugestões!

part-time

Ter um part-time enquanto estudas pode ser uma mais-valia para ti em vários sentidos. Enriqueces, ao mesmo tempo, o teu currículo e a tua carteira. Vais poder ter mais liberdade em relação aos teus gastos, ampliar a tua rede de contactos e desenvolver novas capacidades.

Tudo isto enquanto experimentas a realidade do mercado de trabalho. Mas não te esqueças que trabalhar enquanto se estuda pode ser desafiante. É importante que procures um local de trabalho que te dê espaço para seguires o teu percurso académico sem grandes dificuldades. Preparamos algumas sugestões para te ajudar!

As melhores formas de um estudante ganhar dinheiro

Além do part-time, a forma mais fácil é talvez encontrar uma forma de rentabilizar um hobbie. Pensa em alguma coisa que saibas fazer muito bem e pesquisa formas de obter algum rendimento a partir disso.

  • Dar explicações

Se dominas o inglês ou se gostas de ensinar, dar explicações pode ser uma boa forma para ganhares algum dinheiro. Aqui existe a possibilidade de trabalhares por conta própria ou num centro de explicações. Utiliza o zoom ou outra plataforma online para rentabilizares o teu tempo.

  • Vender materiais de estudo

Os teus resumos são tão bons que todos os teus colegas te costumam pedir uma cópia? Depois de te assegurares de que todo o conteúdo é fidedigno e que está bem referenciado transforma os documentos em ebooks ou pdfs e coloca-os à venda. 

  • Ser promotor

Se és comunicativo, persuasivo e tens jeito para vendas não seria uma má ideia procurares uma oportunidade como promotor. Depois de fazeres um trabalho como promotor vai ser muito mais fácil encontrares trabalhos semelhantes.  Podes trabalhar como promotor de marcas ou de eventos. A oferta é muita e variada.

  • Assistente virtual ou Freelancer

Ainda não acabaste a licenciatura, mas já te sentes preparado para fazer alguns trabalhos? Experimenta criar um portefólio e colocar os teus serviços à venda. Na área do design as possibilidades são infinitas. Podes desenvolver publicações para as redes sociais, criar logotipos e desenhar convites para eventos, por exemplo.  Na área de marketing podes oferecer-te para fazer a gestão de redes sociais. Se a tua área é a tradução podes procurar alguns trabalhos de tradução ou revisão que se adequem às tuas capacidades. Escrever artigos, criar sites, fazer edição de vídeo ou de fotografias são outras formas de trabalhar como freelancer.

  • Preparar refeições ou sobremesas

Se tens jeito ou interesse pela culinária experimenta fazer bolos ou sobremesas variadas para vender durante o fim-de-semana ou por encomenda. Se a oferta for grande na tua região, podes optar por preparar refeições para nichos específicos, por exemplo cozinhar refeições vegetarianas ou vegan. 

  • Serviços de apoio ao cliente

Empresas com serviços de apoio ao cliente encontram-se frequentemente a contratar. Apesar de poder parecer uma experiência pouco entusiasmante, podes aproveitar as formações gratuitas para aprenderes mais sobre comunicação.

Avalia bem as oportunidades que surgirem. Não te esqueças de definir as tuas prioridades. Ter um part-time pode ser uma oportunidade de desenvolvimento, mas também te pode consumir energia e tempo de descanso que precisas se pretendes ter sucesso a nível académico.

Subscreve para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade