Início » Formação » Estudar Turismo: a Carreira que não foi esquecida na pandemia
Carreira Cursos Formação

Estudar Turismo: a Carreira que não foi esquecida na pandemia

Estudar Turismo
Apesar da pandemia, estudar Turismo continua a proporcionar evolução na carreira. Saiba mais sobre o peso deste setor na economia portuguesa.

O Turismo foi, sem sombra de dúvida, um dos setores mais afetados pela pandemia, mas é tal a sua importância na economia portuguesa e mundial que, apesar das dificuldades sentidas no último ano e meio, esta área continua a ser uma das mais apelativas profissionalmente. Estudar Turismo continua a proporcionar evolução na carreira.

Estudar Turismo nunca foi tão apelativo

“Ao contrário do que se possa pensar, este ano de pandemia serviu para que muitos profissionais no ativo tivessem tempo suficiente, que decidiram aplicar na renovação de conhecimentos. A formação (em turismo) nunca teve tanta procura como em tempo de pandemia”, afirma António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, em declarações à Renascença no âmbito da entrega “Hospitality Education Awards”.

Esta grande procura por formação em turismo pode parecer estranha dado que, em 2021, particularmente no primeiro semestre do ano, os efeitos da pandemia ainda se faziam sentir com intensidade e a desejo de alguém prosseguir uma carreira em turismo não se revelar particularmente atrativa.

Porém, como refere António Marto, “o Verão já foi bastante interessante na procura e começa a faltar mão-de-obra qualificada para o setor”. Talvez tenha sido devido a esta escassez de profissionais qualificados que, no início deste ano letivo, o responsável afirme que muitas centenas de jovens continuaram a manifestar interesse em frequentar cursos superiores ou profissionais na área do turismo:

“Estamos a iniciar um novo ano letivo e esses jovens conseguem perceber que o turismo vai responder positivamente e vão ter muitas oportunidades de progredir e serem inseridos profissionalmente”, sublinha António Marto.

Turismo de Portugal lança plataforma de formação online

Esta necessidade do setor contar com mais profissionais qualificados e a forte procura por formação em Turismo que se faz sentir, levou a que o Turismo de Portugal acabe de lançar a sua Academia Digital, uma “escola virtual” afirmando-se como uma porta de entrada para todos os que pretendem fazer formação, aceder a workshops e seminários, ou ainda aderir a serviços de formação à medida, disponibilizados pelas 12 Escolas do Turismo de Portugal.

Localizada em https://academiadigital.turismodeportugal.pt, esta nova plataforma de ensino terá a seu cargo a gestão de toda a formação executiva disponibilizada pelo Turismo de Portugal e pelas suas Escolas, facilitando o acesso aos utilizadores, que, depois de um registo inicial, poderão inscrever-se em todas as ações e iniciativas disponíveis.

Esta nova solução, que arranca a 14 de outubro com um conjunto de ações de formação no âmbito do Projeto Clean&Safe e cujas inscrições já estão abertas, visa facilitar o acesso à informação, contribuir para melhorar a experiência de formação e, sobretudo, o conhecimento adquirido. 

Quem quiser estudar turismo e fazer parte desta primeira formação deve fazer o seu registo na Academia Digital diretamente na plataforma https://academiadigital.turismodeportugal.pt.

Só para que se tenha uma noção, desde janeiro de 2020 e até à data, o Turismo de Portugal organizou um total de 567 ações de formação online para 56.094 participantes. Ao longo de 18 semanas, foram ministradas 168 ações de formação executiva certificada online, com 7.624 participantes, 145 ações de formação Clean&Safe para 23.130 participantes, foi dada a consultoria online a 359 empresas e foram promovidas 256 ações Best Live Online Training para 25.340 participantes.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade