Início » Formação » Portfólio profissional: saiba como fazer!
Carreira Formação

Portfólio profissional: saiba como fazer!

Portfólio-profissional

O Portfólio profissional, assim como o CV, constitui uma peça chave para conseguir um bom emprego. Ele deve conter uma seleção cuidada dos seus trabalhos onde possa demonstrar quais as suas competências profissionais e também a sua experiência. Caso ande às voltas com o seu Portfólio, saiba aqui como o elaborar. 

Em que consiste um Portfólio profissional?

O portfólio é um dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências, ou seja, uma coleção dos projectos nos quais participou.

Quais os tipos de portfólio?

Poderá pensar em elaborar um portfólio físico, onde irá imprimir os seus projectos e reuni-los num dossiê físico.

Por outro lado, pode ser interessante pensar em elaborar um Portfólio digital. Atualmente existem alguns websites (Behance, DeviantArt, WordPress, Cargo Collective, Wix, etc.) onde pode criar um portfólio e sempre que se quiser candidatar a uma posição, poderá apenas partilhar o seu link. Lembre-se que ter um portfólio profissional atrativo, bem organizado e ajustado aos setores de atividade a que se candidata é útil em todas as áreas de trabalho. 

Ao criar um portfólio profissional, o candidato dá à empresa ainda mais informações e exemplos específicos do seu trabalho. E mais importante, permite à empresa comprovar, numa primeira instância, a qualidade do mesmo, sem ter que se basear exclusivamente na autoavaliação do candidato.

Estrutura do Portfólio Profissional

Depois de escolher o tipo de portfólio que irá criar, será necessário criar uma estrutura para o documento. Que tipo de história quer contar? Como pretende fazê-lo? 

O seu portfólio poderá ser uma coletânea de trabalhos ou pode ter uma narrativa e aqui, poderá dar asas à imaginação e utilizar fotografias, vídeos, esboços, etc.

Talvez faça sentido apresentar-se através do seu trabalho e nesse caso, ao fazer a seleção dos seus trabalhos mais representativos, poderá  juntar alguns elementos que explicam a metodologia do projecto: como maquetas, avaliações, brochuras, relatórios, pesquisas, materiais usados, gráficos, press releases, ilustrações, entre outros. 

Seja qual for a sua decisão, é importante que a selecção que fizer demonstre os seus pontos fortes e saliente o seu talento e competências.

Partilhe o seu Portfólio

Caso tenha optado pela versão física do Portfólio, poderá tirar fotografias e partilhá-las nas redes sociais como o LinkedIn ou o Instagram. Se por sua vez, optou pela versão digital, pode e deve partilhar links com o seu trabalho. Pode criar um plano de publicações onde vai partilhando diferentes projectos de forma a demonstrar versatilidade e capacidade de adaptação aos diferentes ambientes.

Em resumo:

  • Apresente-se: Diga quem é e o que faz profissionalmente;
  • Mostre o seu melhor: Inclua os seus melhores trabalhos;
  • Use categorias: Separe os seus trabalhos por categorias de forma a organizar o seu portfólio;
  • Demonstre as suas competências e especialidades;
  • Conte uma história: Sempre que possível, explique como foi o processo para fazer determinado trabalho. 
  • Não se esqueça de disponibilizar o seu contacto profissional para que o possam encontrar.
Publicidade

Publicidade