Início » Formação » Pós-graduação: vale a pena investir?
Carreira Cursos Formação

Pós-graduação: vale a pena investir?

Pós-graduação

Está a tentar planear o seu futuro académico e não consegue decidir se vale a pena investir numa pós-graduação? Continue a ler, vamos ajudá-lo a perceber se uma pós-graduação pode ser o mais indicado para si.

Ter uma licenciatura já não é sinónimo de emprego certo. O mundo do trabalho tem-se tornado mais exigente e é cada vez mais difícil diferenciar-se no mercado de trabalho. Ter uma pós-graduação pode ser uma forma de se destacar dos outros candidatos e captar o interesse de algum empregador.

A definição de pós-graduação

Segundo a Direção-Geral de Ensino Superior, “Pós-graduação é o nome atribuído a um curso a que se acede depois de uma primeira graduação, por norma a licenciatura, ministrado em estabelecimento de ensino superior, no âmbito da sua vocação formativa e projeto educativo”.

Uma pós-graduação é, de uma forma resumida, um curso pós-licenciatura que garante uma especialização, um aprofundamento de uma área específica.

Uma pós-graduação confere grau?

Não, uma pós-graduação não confere grau. Uma pós-graduação concede apenas um certificado de especialização, no caso de cursos de curta duração, ou um diploma de especialização no caso de cursos de longa duração.

Qual é a duração?

A duração pode ir de 3 meses até 1 ano, dependendo da área de estudos e da instituição de ensino superior.

Quais são as vantagens de fazer uma pós-graduação?

  • Amplia o seu currículo

Não há dúvida de que o seu currículo vai sofrer uma melhoria. Além de poder acrescentar ao seu currículo o conteúdo que aprendeu ou renovou vai poder adicionar outras capacidades que demonstrou ao terminar a pós-graduação como resiliência, espírito crítico e analítico e proatividade.

  • Aumenta a probabilidade de ascender profissionalmente

Uma pós-graduação pode ser capaz de lhe fornecer as competências necessárias para ter acesso àquele aumento ou promoção que tanto deseja. Além de lhe dar oportunidade de adquirir novas capacidades, vai ajudá-lo a atualizar-se e a renovar conhecimentos.

  • Oferece uma abordagem prática

As pós-graduações tendem a oferecer um contexto mais prático do que as licenciaturas. O facto de se focar numa parte menos ampla do que a licenciatura permite que se faça uma abordagem mais prática do conteúdo. Uma outra vantagem é que permite explorar diferentes segmentos de uma profissão, o que pode ajudar a tomar decisões profissionais mais conscientes.

  • Vagas de emprego mais acessíveis

Alguns licenciados optam por fazer uma pós-graduação mal acabam a licenciatura de forma a terem mais facilidade em posicionarem-se no mercado do trabalho mais prontamente. A pós-graduação pode valorizá-lo como profissional especialmente se poucos colegas seus tiverem tido acesso a um curso de especialização.

  • Networking

Ao frequentar este tipo de curso terá oportunidade de entrar em contacto não só com colegas da sua área de atuação como também conhecer pessoalmente alguns especialistas. Ao ampliar a sua rede de contactos existe maior probabilidade de surgirem oportunidades interessantes. Aproveite!

Antes de qualquer decisão é importante que considere o peso do investimento financeiro. Tem estabilidade financeira suficiente para suportar os custos? Tem tempo e disposição suficiente para se dedicar aos estudos?

 

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Publicidade

Publicidade