Início » Formação » Qual a sua expetativa salarial? Saiba como responder!
Carreira Formação

Qual a sua expetativa salarial? Saiba como responder!

expetativa-salarial

Já lhe aconteceu ficar sem saber o que responder nas entrevistas de emprego quando lhe perguntam qual a sua expetativa salarial? Não temos uma fórmula mágica para calcular o valor, mas vamos dar-lhe alguns conselhos para responder da melhor forma e evitar constrangimentos.

Em qualquer entrevista de emprego é importante estar preparado para possíveis questões. Uma das perguntas que causa mais desconforto é a questão da expetativa salarial. Responder de forma errada ou inconveniente pode fazer com que um candidato seja desconsiderado. O tópico é sensível. Se por um lado, mencionar ou valor muito alto pode parecer arrogante, por outro, responder com um valor muito baixo pode mostrar que o próprio candidato não se valoriza e este acabar mesmo a receber um valor abaixo daquele que esperava na realidade.

Dicas para responder à pergunta sobre expetativa salarial

  • Procure informações sobre o local de trabalho

Antes de responder à questão procure saber mais sobre a vaga para a qual estão a recrutar. Tente perceber qual é a média salarial da empresa. 

  • Faça uma pesquisa do mercado

Mantenha-se atualizado em relação à remuneração base da função que pratica. Procure outros anúncios de recrutamento e tente perceber os valores médios do mercado para o seu nível de experiência e grau de escolaridade. Tente conversar com outros profissionais da sua área sem ser demasiado invasivo.

  • Contabilize os custos

É essencial que faça uma estimativa do que espera gastar. Considere as deslocações, a necessidade de fazer refeições fora da empresa e outros custos inerentes à função.

  • Seja flexível

Antes de refutar um valor, pense nos benefícios e nas oportunidades de crescimento que a empresa oferece. Valorize o ambiente de trabalho e os horários de atividade, por exemplo. Mostre-se disposto a negociar.

  • Não indique um valor concreto

O mais indicado é apresentar um intervalo salarial e evitar dizer um valor exato. Desta forma pode ser mais fácil chegar a um valor que agrade às duas partes.

Não se mostre demasiado interessado na remuneração, procure salientar o seu interesse pela nova experiência.

  • Use o seu salário atual ou anterior como base

Uma boa estratégia passa por ter como referência o seu ordenado anterior, se estiver desempregado, ou o ordenado atual se estiver à procura de melhorar a sua situação profissional.

  • Dê crédito à sua experiência profissional

Não se esqueça de contabilizar a sua experiência profissional. Alguém que já tenha alguns anos de carreira terá em princípio uma expetativa salarial mais elevada.

  • Mostre-se seguro

É normal ficar ansioso perante uma questão tão decisiva, mas tente mostrar-se confiante. Afinal, fez a sua pesquisa e preparou-se para este momento. Seja justo consigo e com a empresa. Não responda com valores poucos realistas, mas mostre-se firme e convicto.

Discutir as expetativas salariais não é só mais um teste numa entrevista. A questão ajuda a compreender se as expetativas do profissional estão em sintonia com o orçamento disponível para contratação, o que também ajuda na decisão de quem está a ser entrevistado. Prepare-se para enfrentar novos desafios profissionais, mas não aceite menos do que acha que merece.

 

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Publicidade

Publicidade