Início » Formação » Trabalhar à comissão: vantagens e desvantagens
Carreira Formação Notícias

Trabalhar à comissão: vantagens e desvantagens

comissão

Encontrou anúncios de emprego que mencionam pagamento à comissão, mas não sabe se é benéfico para si? Nós ajudamos!

Com o aumento do custo de vida em Portugal algumas pessoas estão a sentir necessidade de procurar novas formas de aumentar os seus rendimentos. 

Candidatar-se a um segundo emprego em regime part-time ou procurar um cargo novo com um salário mais alto são algumas das opções disponíveis.

Se encontrou anúncios de emprego que mencionam pagamento à comissão, mas não sabe se é benéfico para si candidatar-se a esse tipo de oportunidades, não se preocupe. Vamos mostrar-lhe todas as vantagens e desvantagens de trabalhar à comissão.

Trabalhar à comissão 

Existem dois tipos de trabalhadores que recebem à comissão:

  • os que recebem apenas o valor da comissão 

Estes trabalhadores são remunerados exclusivamente em função do que vendem, ou seja, não têm um salário base. O valor que recebem mensalmente depende unicamente da capacidade de cumprirem ou não os objetivos definidos.

  • os que recebem o salário base + comissão

Este tipo de trabalhadores tem um salário fixo ao qual se acrescenta uma comissão que funciona como um prémio pelas vendas realizadas.

As vantagens e desvantagens que apresentamos de seguida relacionam-se com o primeiro tipo de trabalhadores.

As vantagens

  • Pode resultar em ganhos elevados

Para quem consegue vender qualquer coisa com poucas palavras trabalhar à comissão pode ser muito vantajoso porque permite ganhos elevados em pouco tempo. Alcançar um salário elevado é simples e rápido desde que consiga manter um nível de vendas elevado.

  • Oferece autonomia

O trabalhador não precisa de estar preso a um horário ou local de trabalho. Pode conciliar o trabalho à comissão com diferentes atividades profissionais ou estudos. 

  • O desafio é um incentivo

Receber mais à medida que aumenta as vendas funciona como um estímulo para o desempenho do vendedor. Receber à comissão pode fazê-lo sentir-se mais motivado e incentivá-lo a trabalhar com mais entusiasmo para obter resultados mais satisfatórios.

Por outro lado, trabalhar em vendas é uma forma de aprender a comunicar com clareza e argumentar com confiança.

  • Existe a possibilidade de ser reconhecido

Vendedores com bons resultados tendem a ser convidados a participar em formações e têm possibilidade de evoluir na carreira.

Desvantagens

  • Oferece pouca segurança

Não existem garantias de que o trabalhador vai ser recompensado monetariamente pelo trabalho que realizou. Se não conseguir alcançar o objetivo de vendas não existe um fundo de segurança que o proteja.

  • Pode resultar em tempo perdido

Existe a hipótese de não conseguir obter nenhum vencimento, apesar de ter trabalhado.

  • Muita competitividade

A possibilidade de alcançar ganhos elevados atrai muitos candidatos a este tipo de trabalho, o que gera muita competitividade na atividade. Além de provocar saturação do mercado, contribui para um mau ambiente de trabalho.

  • Ansiedade

A instabilidade do trabalho e falta de segurança colocam muita pressão no trabalhador. A ausência de um rendimento estável pode gerar insatisfação e falta de motivação.

Como tomar a decisão certa?

A escolha certa depende do seu perfil como trabalhador. Antes de tomar qualquer decisão procure ouvir experiências de outros colegas. Se a oportunidade que encontrou não menciona o pagamento de um salário base, é essencial que esteja confortável financeiramente para poder aventurar-se sem preocupações.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Publicidade

Publicidade