Início » Formação » Trabalho temporário: vantagens e desvantagens
Carreira Formação

Trabalho temporário: vantagens e desvantagens

trabalho temporário

Encontra várias ofertas de trabalho temporário, mas ainda conseguiu perceber se as vantagens superam as desvantagens? Fique a conhecer os dois pontos de vista.

Em comparação com 2021 tem-se registado um aumento do número de colocações em regime de trabalho temporário. Apesar de ser um regime de trabalho tão valido quanto os outros, existe ainda a tendência para evitar posições temporárias e optar por postos mais permanentes. 

Antes de recusar uma oferta de emprego deste género pese os prós e os contras.

Quais as vantagens do trabalho temporário?

Uma das vantagens do trabalho temporário é que não precisa de ficar preso a um setor específico. Pode explorar diferentes oportunidades e acumular experiência em diversas áreas.

Para uma pessoa que se encontra desmotivada com o emprego atual esta pode ser uma forma de encontrar algum esclarecimento em relação ao que procura a nível profissional. Com uma posição temporária, terá espaço para experimentar trabalhar com diferentes pessoas, explorar outros ambientes de trabalho e testar as suas capacidades.

A flexibilidade que o trabalho temporário oferece permite mudar de área ou de local de trabalho mais facilmente do que seria se o posto fosse permanente. Se a experiência se revelar negativa pode optar por procurar ofertas noutras áreas mais rapidamente.

Ainda que o trabalho não seja o mais adequado aos seus interesses, pode usar o rendimento para investir na sua formação ou para ter alguma segurança financeira enquanto procura um emprego melhor.

O processo de contratação tende a ser mais rápido, o que pode beneficiar pessoas que procurem uma solução mais rápida para a situação de desemprego.

Outro benefício é a experiência que pode adquirir e mencionar em futuras entrevistas de emprego. Pode enriquecer o seu CV com as formações iniciais que costumam ser oferecidas pelas empresas e com as novas aptidões. A capacidade de adaptação a diferentes ambientes e métodos de trabalho será certamente valorizada.

Ainda que o trabalho seja de curta duração terá oportunidade de lidar com várias pessoas e aumentar a sua rede de contactos. Não nos podemos esquecer que uma parte muito importante para quem está a tentar construir uma carreira de sucesso é o networking.

Por último, um trabalho temporário pode ajudá-lo a conseguir um emprego permanente. Se a empresa considerar o trabalhador uma mais-valia para a equipa existe a possibilidade de lhe oferecer uma posição mais fixa.

E quais as desvantagens? 

Em contrapartida existem ainda algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de tomar qualquer decisão.

A parte negativa do trabalho temporário está intimamente relacionada com a precariedade e incerteza. Se o que procura é estabilidade, não o vai encontrar num trabalho temporário. O vínculo entre o trabalhador e a empresa pode durar mais ou menos tempo, mas não existe nenhuma garantia para o futuro. 

Os trabalhadores temporários não têm as mesmas regalias e, no caso de uma crise, tendem a ser os primeiros a ser dispensados. No lado negativo da balança existe ainda o facto de os salários serem mais baixos em relação aos trabalhos permanentes.

Agora que já sabe o que pode esperar pode procurar uma solução mais adequada às suas necessidades e expectativas.

 

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade