Início » Moda » Portugal Fashion: 5 dias de moda regressam ao Porto
Moda

Portugal Fashion: 5 dias de moda regressam ao Porto

Portugal Fashion

O evento de moda, Portugal Fashion, conta com a sua 49ª edição, no Porto, começando hoje, dia 12, em modo presencial, no edifício da Alfândega.

O programa contará com 35 desfiles, bem como novas apresentações de primavera/verão 2022 de várias marcas e criadores, tudo isto até ao dia 16.

Depois de uma edição totalmente em formato digital devido à pandemia da covid-19, denominada de “The Sofa Edition”, o evento regressa às verdadeiras passerelles, mas com exigência de certificado digital de vacinação.

Com o primeiro dia a contar com “talks” sobre moda e roupa em Portugal e África, e apresentações de oito marcas de designers de moda africana, com desfiles individuais promovidos pela Creative Africa Nexus (Canex), numa parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), que tem como objetivo “promover a indústria têxtil e o vestuário africanos em Portugal”.

Hoje, serão ainda anunciados os vencedores do “Bloom PWD By Sonae”, um concurso de moda, havendo, também, espaço para revelar os vencedores do concurso “Eco Design”.

Já no segundo dia do evento de moda, chega o “Bloom Upload”, uma plataforma criada pelo Portugal Fashion para apoiar jovens criadores no panorama da moda nacional, contando com desfiles, a partir das 18h00, de Huarte, Rita Ibs e Ahcor.

Referente a quinta-feira, dia 14 de outubro, poderá assistir-se aos cabeças de cartaz Marques’Almeida, pelas 20h00, bem como, antes, às 18h30, à Segurança Rodoviária Katty Xiomara. O dia contará, também, com desfiles de Ernest W. Baker, pelas 17h30, Unflower, às 16h30, Nuno Miguel Ramos, às 14h30, Inês Torcato, pelas 13h30, entre outros.

No dia 15, sexta-feira, participará o designer Diogo Miranda, com desfile agendado para as 10h30. Depois, pelas 12h00, Miguel Vieira apresenta a sua nova coleção, seguido de Susana Bettencourt, às 14h30, Estelita Mendonça, pelas 15h30, Sophia Kah, às 16:30, Maison D’Afie pwd by Canex, às 17h30, e David Catalán, às 18h30. O dia encerra com o desfile da marca Pé de Chumbo, pelas 19h30 e Rich Mnisi pwd by Canex, às 20h00.

A fechar o Portugal Fashion, no Porto, o evento contará com a presença da dupla Alves/Gonçalves, às 22h00, sendo que, ao longo dia, poderá assistir-se à designer Maria Gambina, às 11h00, Katty Xiomara Presentation, pelas 12h00, (Re)Veste, às 14h00, Carolina Sobral, às 15h00, DavII, pelas 17h30, Hugo Costa, às 18h30 e Alexandra Mora, às 19h30.

No último dia, serão ainda reveladas diversas coleções de marcas portuguesas, como a Nobrand, Fly London e Rufel.

A organização refere, no entanto, que esta edição do festival está “ainda longe da capacidade que, em outros tempos, teve para receber público”.

Fonte oficial da organização responsável pelo evento explica que “Estamos, em coordenação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), em condições para que a capacidade dos espaços seja o mais próxima do habitual, ainda que distante dos tempos pré-covid-19”.

O Portugal Fashion é um projeto a cargo da ANJE, com o apoio de parceiros estratégicos e conjuntamente financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos da União Europeia, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Escrito por João Serra

Publicidade

Sobre o autor

Moda

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade