Pedro Sánchez, Presidente do Governo Espanhol, anunciou a criação de um abono mensal para jovens entre os 18 e 35 anos, no valor de 250 euros mensais, sendo que para ter direito ao subsídio, é necessário um rendimento anual inferior a 23.725 euros.
O anúncio do chefe do Governo Espanhol foi feito no decorrer da cerimónia de abertura do I Fórum Urbano de Espanha, sendo que este abono mensal tem o objetivo de facilitar a saída dos jovens espanhóis de casa dos pais e a sua emancipação.
Segundo a agência EFE, o subsídio estará em vigor nos próximos dois anos e, no caso de famílias mais desfavorecidas, poderá ser complementado com auxílios de aluguer de até 40% do valor.
De acordo com Pedro Sánchez, Espanha vai “estabelecer uma política pública para reduzir a idade de emancipação tão insuportavelmente alta no nosso país para que os jovens possam ter acesso a habitações dignas de aluguer com o apoio e ajuda da Administração Geral do Estado”.
O jornal “La Vanguardia” avança que 6820 milhões de euros serão destacados para o plano de recuperação de programas de reabilitação habitacional e regeneração urbana, sendo que o Governo Espanhol tenciona realizar mais de meio milhão de ações de reabilitação, com um largo número de 40.000 edifícios residenciais nos próximos seis anos como objetivo.
O Governo Espanhol, segundo o “El Mundo”, anunciou, também, que os jovens irão ter direito a um abono cultural assim que atingirem a maioridade. Pedro Sánchez garantiu que irão ser atribuídos “400 euros para a compra de livros, o consumo de qualquer tipo de atividade artística ou cénica” a cada jovem.
O Presidente do Governo acrescentou ainda que “Devemos apoiar um setor muito importante para o nosso país, como o químico ou o naval, todas as profissões ligadas ao cinema são importantes. Nos orçamentos, haverá um bónus cultural para os jovens”.
Este abono cultural é semelhante ao cheque que França lançou na primeira metade de 2021, para 800.000 cidadãos de 18 anos, no valor de 300 euros. Adolescentes franceses entre os 14 e os 25 anos de idade recebem, ainda, 25 euros anuais para poderem usufruir da cultura.
Adicionar Comentário