Início » Notícias » Acordo para descentralização é “histórico”, diz Marcelo
Nacional Notícias

Acordo para descentralização é “histórico”, diz Marcelo

acordo

Marcelo Rebelo de Sousa classificou, esta sexta-feira, o acordo para a descentralização entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios (ANMP) como “histórico”.

“O poder local foi aumentando a sua autonomia e (o acordo) é histórico, no sentido em que vai mais longe do que tudo o que se tinha ido nos últimos 48 anos”, afirmou o Presidente da República, citado pela agência Lusa.

Em declarações aos jornalistas, em Fafe, à margem de uma iniciativa que celebrava os 48 anos de democracia em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua satisfação com o acordo.

Recorde-se que a ANMP e o Governo oficializaram, esta sexta-feira, o acordo setorial de compromisso de descentralização de competências nos parâmetros da Educação e da Saúde.

Esta proposta de acordo foi aprovada na segunda-feira, dia 18, pela associação, chegando a “um enorme consenso”, após vários meses de negociações.

Por sua vez, o Chefe de Estado português considerou-se “satisfeito”. 

“Disse isso anteontem quando soube de um acordo entre a Associação Nacional de Municípios (ANMP) e o Governo”, acrescentou, defendendo que este é “um passo muito importante para a democracia portuguesa”.

Marcelo concluiu, alertando para a necessidade de “executar” o combinado, sendo “preciso retirar dele todos os benefícios que os portugueses esperam da descentralização”.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade