Início » Notícias » Alexei Navalny faz “tudo o que pode para se manter bem”
Internacional Notícias

Alexei Navalny faz “tudo o que pode para se manter bem”

Alexei

De acordo com a filha de Alexei Navalny, Daria Navalnaya, que apenas visitou o pai duas vezes desde a sua detenção, o líder da oposição russa faz “tudo o que pode para se manter bem”, apesar dos métodos de tortura utilizados na prisão.

Daria Navalnaya, em conferência de imprensa em Estrasburgo, recebeu o Prémio Sakharov em nome do pai, aproveitando para revelar que apenas visitou Alexei Navalny duas vezes desde a sua detenção, em janeiro deste ano, sendo que uma das visitas teve lugar após a greve de fome de 24 dias, algo que a filha do ativista, de 20 anos, considerou “muito violento para uma jovem”.

“A última vez que o vi foi em setembro e ele está agora melhor, está a fazer exercício físico, a comer bem e a fazer tudo o que pode para se manter bem”, disse Daria Navalnaya.

Leonid Volkov, conselheiro político de Navalny, que esteve presente na entrega do Prémio Sakharov, afirmou, com base no facto de o líder da oposição russa ser um dos mais de 400 presos políticos no país, que estes números são superiores aos do “tempo de Estaline”.

Já o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, na conferência de imprensa, mencionou que “não somos todos iguais” e que a União Europeia “não reconhece” o sistema judiciário “muito injusto” da Rússia. 

Recorde-se que Alexei Navalny foi envenenado no verão de 2020, enquanto viajava para a Sibéria, passando vários meses a recuperar do sucedido em Berlim, tendo sido, no entanto, detido no seu regresso a Moscovo, em janeiro de 2021.

No mês de fevereiro, Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão, sendo que se encontra, de momento, em Pokrov, num estabelecimento prisional de alta segurança.

Daria Navalnya e Leonid Volkov destacaram Alexei Navalny como mais que um símbolo de luta, considerando-o que o ativista continua a ser o líder do movimento de oposição a Vladimir Putin.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade