Início » Notícias » Aliados criam “task-force” para combater oligarcas russos
Internacional Notícias

Aliados criam “task-force” para combater oligarcas russos

aliados

Os Estados Unidos da América (EUA) e os seus aliados lançaram uma task-force com o objetivo de recolher e partilhar informações sobre oligarcas russos.

Segundo noticia a Reuters, os aliados criaram, esta quarta-feira, uma task-force multilateral com o objetivo de combater oligarcas russos, de modo a aumentar a cooperação no congelamento de bens dos mesmos.

A informação divulgada, em comunicado, pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, revela que representantes da Comissão Europeia, Alemanha, Itália, França, Japão, Reino-Unido, Austrália e Canadá reuniram-se virtualmente com Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos.

Com o intuito de aprimorar a aplicação de ações aos oligarcas russos (desde sanções a congelamento e a apreensão de bens), os países concordaram partilhar, bem como recolher, informações sobre estes mesmos indivíduos.

Os EUA terão partilhado uma lista de 50 nomes que são prioritários para o país, de acordo com o Departamento do Tesouro americano. 

Entre estes 50 nomes, 28 foram publicamente divulgados, como é o caso de Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

“Vamos continuar a trabalhar em conjunto para tomar todas as medidas apropriadas contra aqueles cujos atos criminosos permitam ao governo russo continuar a sua guerra injusta contra a Ucrânia”, lê-se na mesma declaração.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade