Início » Notícias » Ana Gomes: “É ridículo vir-se dizer que a senhora Pelosi ameaçou a soberania chinesa”
Nacional Notícias

Ana Gomes: “É ridículo vir-se dizer que a senhora Pelosi ameaçou a soberania chinesa”

ana

No seu espaço habitual da SIC Notícias, Ana Gomes lembrou que a ida de Nancy Pelosi a Taiwan foi um convite.

Este domingo, em declarações realizadas no seu espaço habitual na SIC Notícias, Ana Gomes ridicularizou a ideia de que Nancy Pelosi “ameaçou a soberania” da China ao ter visitado Taiwan, lembrando que a mesma foi realizada no âmbito de um convite das autoridades da ilha feito à speaker da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA).

“A senhora Pelosi foi a Taiwan a convite das autoridades taiwanesas. E elas sabiam bem, melhor que ninguém, qual era o tipo de reações que isto desencadearia na China”, comentou a ex-eurodeputada.

“Taiwan lembre-se é o principal fornecedor, cerca de 95%, dos semicondutores a nível global, e a própria China é um dos países que mais precisa dos semicondutores produzidos em Taiwan”, afirmou, argumentando que Xi Jinping, presidente chinês, precisa de mostrar “poderio militar”, dado que se aproxima o 20º Congresso do Partido Comunista da China.

Relativamente aos exercícios militares realizados por parte das forças chinesas, Ana Gomes referiu que os mesmos já se encontravam “planeados”, sendo que as “autoridades taiwanesas e nos arredores sabiam o que, de alguma maneira, estava na calha”.

“É ridículo vir-se dizer que a senhora Pelosi ameaçou a soberania chinesa”, mencionando que a mesma se realizou a convite das autoridades taiwanesas.

“Esse lóbi dos medrosos, tese de que não podemos fazer nada para não escalar, está por todo o lado”, acrescentou.

A antiga embaixadora deixou ainda uma reflexão, questionando em “que posição ficava a América e o próprio Ocidente” se Pelosi tivesse sido intimidada e não tivesse ido.

“Se vamos admitir que as democracias ficam de cócoras, depois não nos admiremos que os autocratas não nos respeitem”, apontou.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade