Início » Notícias » Angela Merkel receberá prémio por proteção de refugiados
Internacional Notícias

Angela Merkel receberá prémio por proteção de refugiados

merkel

A ex-chanceler alemã, Angela Merkel, vai receber o Prémio Nansen de Refugiados da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados anunciou hoje que Angela Merkel receberá o Prémio Nansen de Refugiados do ACNUR 2022.

Batizado em homenagem a Fridtjof Nansen, cientista, explorador, diplomata e humanitário norueguês, este prémio é concedido todos os anos a um indivíduo ou organização que se destacou na proteção de refugiados, deslocados internos ou apátridas.

Em comunicado, o ACNUR refere que, sob “a liderança da então chanceler federal Merkel, a Alemanha recebeu mais de 1,2 milhões de refugiados e requerentes de asilo em 2015 e 2016 – no auge do conflito na Síria e durante a violência mortal noutros lugares”.

Filippo Grand, alto comissário do ACNUR, realçou a “grande moralidade” nas ações de Merkel, bem como a sua “coragem política” ao permitir a entrada de pessoas na Alemanha.

“Foi uma verdadeira liderança, apelando à nossa humanidade comum, mantendo-se firme contra aqueles que pregavam o medo e a discriminação. Mostrou o que pode ser alcançado quando os políticos tomam o curso de ação certo e trabalham para encontrar soluções para os desafios do mundo, em vez de simplesmente transferir a responsabilidade para os outros”, afirmou Grandi.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no dia 19 de outubro, em Genebra, na Suíça.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Sobre o autor

Notícias

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade

Publicidade