Início » Notícias » Ataque israelita na Síria faz quatro mortos e sete feridos
Internacional Notícias

Ataque israelita na Síria faz quatro mortos e sete feridos

ataque israelita

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), três combatentes pró-iranianos e um soldado sírio foram mortos, na passada quarta-feira, dia 13, num ataque israelita, por meio aéreo, à província de Homs, na Síria.

A agência oficial SANA noticiou, citando uma fonte militar, que “Cerca das 23:34 (21:34 em Lisboa), o inimigo israelita realizou uma agressão aérea (…) na região de Palmira, visando uma torre de comunicações e vários alvos nos arredores”.

Localizado no Reino Unido e com diversas fontes na Síria, o OSDH afirma que o ataque israelita teve como alvo várias posições iranianas nos arredores de uma base aérea com o nome de T4.

Segundo o OSDH, o ataque matou um soldado sírio e três combatentes pró-iranianos de nacionalidade desconhecida, ferindo, ainda, sete pessoas, incluindo três soldados sírios.

De acordo com a Associated Press, grupos apoiados pelo Irão na Síria prometeram retaliação, referindo que terão “uma resposta dura” a dar aos ataques israelitas em Palmira.

Os mesmos grupos responsabilizaram, também, os Estados Unidos, visto que os ataques terão tido origem em Tanf, no sudeste da Síria, onde os norte-americanos têm um pequeno posto avançado, referindo, ainda, que Washington atingiu centros de jovens e causaram vítimas sem necessidade.

Este ataque vem cinco dias após terem sido noticiadas outras ofensivas por parte de Israel, que causaram seis feridos e duas mortes (combatentes pró-iranianos), na província de Homs.

Desde o início da guerra em território sírio, em 2011, que Israel tem realizado diversos ataques dirigidos a fações militares pró-Irão.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade