Início » Notícias » Avião de Nancy Pelosi aterra em Taiwan
Internacional Notícias

Avião de Nancy Pelosi aterra em Taiwan

avião

O avião da speaker da Câmara dos Representantes dos EUA aterrou em Taiwan, um território que tem vindo a ser reivindicado pela China.

O avião de Nancy Pelosi aterrou hoje em Taiwan, em contexto de tensão alta devido às diversas ameaças realizadas pelo governo Chinês.

Imagens televisivas mostraram a porta-voz da Câmara dos Representantes dos EUA a sair da aeronave.

Recorde-se que a imprensa tem vindo a noticiar a possibilidade de Nancy Pelosi, na sua viagem pela Ásia, passar por Taiwan, tendo diversos representantes militares chineses advertido para as possíveis consequências desta visita.

Diversos vídeos têm circulado nas redes sociais de veículos militares a circularem pelas praias de Pingtan.

É de relembrar que Nancy Pelosi encontra-se no continente asiático em visita oficial, tendo anunciado passagens por países como Singapura, Malásia, Japão, Indonésia e Coreia do Sul, mas sem nunca referir Taiwan. 

O governo de Xi Jinping tem vindo a reivindicar soberania sobre a ilha, considerando Taiwan uma província rebelde desde 1949, ano em que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para lá, após a derrota na guerra civil diante dos comunistas.

A ilha é uma das principais fontes de conflito entre os EUA e a China, dado que os norte-americanos são os principais fornecedores de armas de Taiwan e o seus maiores aliados em caso de guerra.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade