Início » Notícias » Bloqueio à exportação de cereais ucranianos “é um crime de guerra”
Internacional Notícias

Bloqueio à exportação de cereais ucranianos “é um crime de guerra”

bloqueio

Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia, considerou o bloqueio russo à exportação de cereais “um verdadeiro crime de guerra”, não podendo, por isso, “imaginar que isto dure muito mais tempo”.

“Exortamos a Rússia a desbloquear os portos. É inconcebível, não se pode imaginar que milhões de toneladas de trigo permaneçam presas na Ucrânia enquanto, no resto do mundo, as pessoas passam fome”, afirmou Josep Borrell, citado pela agência noticiosa Reuters.

À chegada para uma reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, a decorrer no Luxemburgo, o responsável defende que o bloqueio “é um verdadeiro crime de guerra”, considerando que não se pode “imaginar que isto dure muito mais tempo”.

A Ucrânia é um dos principais fornecedores de trigo no mundo e, devido ao contexto de guerra com a Rússia, mais de 20 milhões de toneladas permaneceram retidas em silos.

Moscovo está, igualmente, a efetuar um bloqueio do Mar Negro a navios da Ucrânia, impedindo a exportação a partir de portos ucranianos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia irão debater, por isso, em reunião no Luxemburgo, maneiras de libertar as toneladas de cereais retidas em território ucraniano.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade