Boris Johnson assumiu juntar-se às posições tomadas pela Alemanha e a França, recusando-se a pagar o gás russo na moeda oficial da Rússia.
De acordo com um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o Reino Unido não tenciona começar a pagar gás russo em rublos, após um decreto assinado por Vladimir Putin ter estabelecido que, a partir do dia 1 de abril, a Europa teria de começar a pagar gás na moeda oficial russa.
“Isso não é algo que iremos fazer”, afirmou, citado pelo “The Guardian”, aos jornalistas.
Recorde-se que o decreto assinado pelo presidente russo surge como resposta às sanções europeias impostas a Moscovo, devido à invasão na Ucrânia.
É de realçar que a União Europeia é altamente dependente do fornecimento de gás natural russo, algo que a Europa tenta atenuar desde o começo da guerra.
Desde que o decreto foi anunciado, tanto a França como a Alemanha revelaram que irão “preparar-se” para uma possível paralisação da importação de gás russo.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, já garantiu que a Europa continuará a pagar em euros ou dólares, enquanto que Bruno Le Maire, ministro da Economia e das Finanças francês, sublinhou que “contratos são contratos”.
Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.
Escrito por João Serra
Adicionar Comentário