Início » Notícias » Canadá e Reino Unido oficializam novos apoios à Ucrânia
Internacional Notícias

Canadá e Reino Unido oficializam novos apoios à Ucrânia

canadá

Boris Johnson, Justin Trudeau e Mark Rutte, primeiros-ministros do Reino Unido, Canadá e Países Baixos, respetivamente, reuniram no Nº10 de Downing Street.

Boris Johnson e Justin Trudeau oficializaram, esta segunda-feira, dia 7, novos apoios à Ucrânia, bem como uma série de novas sanções à Rússia, após uma reunião entre os primeiros-ministros do Reino Unido e do Canadá, que contou com a presença, igualmente, com o seu homólogo dos Países Baixos, Mark Rutte.

“Após 12 dias, está claro que Putin cometeu um erro de cálculo. Subestimou os ucranianos e a sua heroica resistência. Subestimou o seu líder e subestimou a união do Ocidente”, disse Boris Johnson.

O primeiro-ministro britânico anunciou, ainda, que os três países “mobilizaram um apoio mais prático e sustentado à Ucrânia”.

O Reino Unido disponibilizará, desta forma, cerca de 175 milhões de libras (perto de 211,5 milhões de euros) para auxiliar a Ucrânia, fazendo com que, no total, as ajudas alcancem 400 milhões de libras (perto de 483 milhões de euros).

“Este é o momento para os amigos da Ucrânia criarem uma coligação de apoio humanitário, económico e militar defensivo para assegurar o fracasso de Putin”, acrescentou Boris Johnson.

Por sua vez, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou uma série de novas sanções a 10 indivíduos russos, abrangendo desde de oligarcas e apoiantes de Vladimir Putin, a funcionários e ex-funcionários do Kremlin, sendo que estes 10 alvos de sanções foram identificados a partir de uma lista entregue por Alexei Navalny, líder da oposição russa.

“O trabalho que estamos a fazer juntos está a castigar Putin e os seus apoiantes onde mais dói, em particular ao paralisar os seus sistemas financeiros e sancionar o seu Banco Central”, frisou Trudeau, citado pelo canal Sky News.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade