Início » Notícias » DGS com “expetativa muito positiva” relativamente à vacinação dos 5 aos 11 anos
Nacional Notícias

DGS com “expetativa muito positiva” relativamente à vacinação dos 5 aos 11 anos

DGS

Graça Freitas, da Direção-Geral da Saúde (DGS), afirma haver uma “expetativa muito positiva” relativamente à adesão da vacinação contra o novo coronavírus das crianças entre os 5 e os 11 anos de idade.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou, esta segunda-feira, em conversa com a RTP3, que a expetativa da DGS relativamente à vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos de idade é “muito positiva”, de acordo com os dados do processo de inoculação da faixa etária acima, dos 12 aos 17 anos.

“Nós temos uma expetativa muito positiva porque temos para comparar os dados dos 12 aos 17 anos a nível nacional. Aí a cobertura vacinal acabou por ser muito elevada, mais de 90% das crianças vacinaram-se”, sublinhou Graça Freitas.

A Diretora-Geral da Saúde relembrou, de igual forma, quando questionada sobre a controvérsia em redor da vacinação da faixa etária entre os 5 e os 11 anos, que a DGS já se viu obrigada a lidar com outras polémicas, referindo que “Antes era sobre a segurança, agora tem mais a ver com a necessidade ou não destas crianças apanharem a vacina”.

Já relativamente ao processo de vacinação, Graças Freitas afirmou que, dentro do grupo etário designado, serão as crianças de 11 anos as primeiras a serem vacinadas, “no sentido de dar confiança aos pais”, seguindo-se as outras idades.

A DGS realçou, igualmente, que “Esperamos por isso que os pais, devidamente informados, levem os filhos à vacinação. Estamos à espera de uma adesão boa, pelo menos progressivamente boa, pois foi o que aconteceu com a faixa dos 12 anos. As pessoas foram vindo, foram ganhando confiança”, recordando que a vacinação desta faixa etária funcionará por “autoagendamento”, com o mesmo a ficar disponível a partir de hoje.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais. 

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade