Início » Notícias » Diplomata encontrado morto em Berlim
Internacional Notícias

Diplomata encontrado morto em Berlim

Diplomata

Um diplomata russo foi encontrado morto no exterior da embaixada da Rússia em Berlim, e as autoridades alemãs têm fortes suspeitas de que se tratava de um agente secreto russo.

No passado dia 19 de outubro, as autoridades alemãs encontraram o corpo de um diplomata russo no passeio junto à embaixada da Rússia em Berlim, segundo avançou esta sexta-feira a “Der Spiegel”.

Após a revista sediada em Hamburgo ter publicado a notícia, tanto as autoridades alemãs como as russas confirmaram a morte do diplomata russo de 35 anos.

De acordo com a “Der Spiegel”, o homem terá caído de um dos andares superiores do edifício da embaixada russa, não se sabendo, no entanto, qual a causa da morte ou o que (ou quem) o fez cair.

A embaixada da Rússia não autorizou a realização de uma autópsia e, graças à imunidade diplomática da vítima, o Ministério Público da Alemanha não pode abrir uma investigação ao sucedido.

A “Der Spiegel”, junto com o “Bellingcat”, referem, ainda, que o diplomata morto vítima da tragédia exercia a função de secretário na embaixada berlinense da Rússia desde 2019, sendo que, no entanto, as autoridades alemãs acreditam que o homem seria um agente secreto da agência de segurança interna e de contrainteligência russa, FSB.

Em comunicado, divulgado hoje, a embaixada corroborou a informação relativa a este incidente, afirmando tratar-se de um “acidente trágico com um diplomata russo” e considerando “absolutamente incorreta a especulação em diversos meios ocidentais no contexto deste acidente trágico”.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade