Início » Notícias » Exército russo reivindica bloqueio de Kiev
Internacional Notícias

Exército russo reivindica bloqueio de Kiev

exército russo

O exército russo reivindicou, esta sexta-feira, o controlo do aeroporto militar de Kiev, bem como o bloqueio da capital ucraniana.

Os militares ucranianos já tinham reconhecido a perda do aeroporto Antonov, em Gostomel, perto de Kiev, tendo, no entanto, reivindicado a sua recuperação esta noite.

Esta sexta-feira, no entanto, o exército russo afirmou controlar este aeroporto militar, onde poderá aterrar aviões de transporte pesado, o que permite transportar tropas para a capital ucraniana.

O major-general Igor Konashenkov, porta-voz do ministério da Defesa da Rússia, revelou que as forças russas transportadas por via aérea recorreram a 200 helicópteros para controlar esta área, permitindo aos russos isolar Kiev da região ocidental da Ucrânia.

O relatório militar russo, divulgado no Telegram, indica que as tropas aerotransportadas do Kremlin já se encontram com as forças  que tomaram o controlo do aeroporto de Gostomel, “garantindo o bloqueio de Kiev”.

O mesmo documento refere que, na operação de controlo do aeroporto, “cerca de 200 nacionalistas das unidades especiais da Ucrânia” foram eliminados, numa operação na qual as forças russas “não sofreram baixas”.

Recorde-se que Vladimir Putin afirmou que esta “operação militar especial” procura “desmilitarizar e desnazificar” a Ucrânia, considerando-a a única maneira da Rússia se defender e indicando que a operação durará o tempo necessário, dependendo de “resultados” e “relevância”.

Já foram aprovadas pesadas sanções contra a Rússia, tendo o ataque sido condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade