Início » Notícias » Iniciativa Liberal defende reavaliação de medidas contra covid-19
Nacional Notícias

Iniciativa Liberal defende reavaliação de medidas contra covid-19

Iniciativa Liberal

Como parte de um novo plano de abordagem à pandemia, a Iniciativa Liberal argumentou, esta quinta-feira, a favor de uma reavaliação das regras de proteção contra a covid-19, criticando as medidas que obrigam a apresentação de teste negativo para poder realizar diversas atividades.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Iniciativa Liberal teceu várias críticas às atuais medidas de proteção contra a covid-19, nomeadamente a que exige apresentação de teste negativo de modo a se ter acesso a determinados eventos, sendo que o partido considera que a mesma está a “desvalorizar a vacinação” e a contribuir para “a disrupção da linha do SNS24, das urgências e dos centros de saúde”.

A Iniciativa Liberal apresenta, também, uma nova estratégia de abordagem ao contexto pandémico, na qual se prevê uma redução do tempo de isolamento, a aposta na “responsabilidade individual e na vacinação, com prioridade absoluta para as populações de risco” e utilização de “novos procedimentos para enquadrar e distinguir as situações covid das não covid”.

Na nota, o partido defende que “É urgente a alteração da estratégia de combate à covid, reconhecendo a sua natureza endémica, o que torna vã a tentativa de controlo da circulação do vírus”.

A Iniciativa Liberal argumenta, ainda, que os profissionais de saúde devem parar de assumir “tarefas administrativas de rastreamento” “sem utilidade” e que “desviam recursos indispensáveis para o acompanhamento de toda a atividade não Covid”.

O partido considera, ainda, no comunicado, que a testagem em massa acarreta “uma multiplicação de casos de isolamento” que terá “enorme impacto social e económico”, avisando sobre “a impossibilidade de centenas de milhares de portugueses exercerem o seu direito de voto” nas eleições legislativas, agendadas para 30 de janeiro.

Recorde-se que, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde afirmou que “está a avaliar tecnicamente” a redução do período de isolamento de infetados.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais. 

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade