Início » Notícias » Israel quer fim das negociações sobre acordo nuclear entre EUA e Irão
Internacional Notícias

Israel quer fim das negociações sobre acordo nuclear entre EUA e Irão

Israel

Naftali Bennett, primeiro-ministro de Israel, pediu esta quinta-feira, dia 2, aos Estados Unidos, “o fim imediato” das negociações sobre o programa nuclear do Irão.

Segundo fontes do governo israelita, numa chamada telefónica entre Naftali Bennett e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, o chefe do Executivo de Israel deu a conhecer a sua posição relativamente às conversações entre os norte-americanos e a República Islâmica do Irão, sobre o acordo nuclear.

De acordo com um comunicado, o primeiro-ministro israelita afirmou que “O Irão faz da chantagem nuclear uma tática de negociação, sendo que a resposta a esta situação deve ser o fim imediato das negociações e adoção de medidas concretas por parte das grandes potências contra Teerão”.

O pacto entre o Irão e as grandes potências (Rússia, China, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos), finalizado no ano de 2015, foi posto em causa com o afastamento unilateral norte-americano, em 2018, e a reposição das sanções, as quais foram acolhidas, por parte de Teerão, com o rompimento de vários dos seus compromissos.

Após seis meses sem negociações, as mesmas retomaram em Viena, na Áustria.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amir-Abdollahian, através da rede social “Twitter”, na noite de quarta-feira, afirmou que “Um acordo pode ser alcançado se o Ocidente mostrar boa vontade. Procuramos um diálogo racional, sóbrio e voltado para resultados”, acrescentando, ainda, que “As discussões em Viena estão a decorrer de forma séria e a prioridade continua a ser o levantamento das sanções”.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade