Início » Notícias » Jens Stoltenberg nomeado governador do banco central norueguês
Internacional Notícias

Jens Stoltenberg nomeado governador do banco central norueguês

jens stoltenberg

De acordo com o Ministério das Finanças norueguês, Jens Stoltenberg, atual secretário-geral da NATO, foi nomeado próximo governador do banco central da Noruega.

O economista de formação, Jens Stoltenberg, que se encontra, atualmente, a desempenhar a função de secretário-geral da NATO, já teria anteriormente referido que apenas poderia assumir o cargo de governador do banco central norueguês se o mesmo fosse viesse a ser designado depois de 1 de outubro, data em que termina o seu mandato.

Recorde-se que a nomeação de Stoltenberg para governar o Norges Bank surge em contexto de crise entre o Ocidente, nomeadamente a NATO, e o Kremlin, relativamente à questão ucraniana.

Em comunicado, o banco central norueguês anunciou a sua nomeação, mencionando que espera que Jens Stoltenberg possa assumir o cargo em torno do dia 1 de dezembro.

Øystein Olsen, de 70 anos, é o atual governador do Norges Bank, sendo que se irá reformar este ano após dois mandatos, tendo começado no dia 1 de janeiro de 2011.

Alguns comentadores e políticos, no entanto, questionam as ligações entre Stoltenberg e a coligação no poder dominada pelo Partido Trabalhista norueguês.

O atual secretário-geral da NATO, que já assumiu cargos como primeiro-ministro e ministro das Finanças da Noruega, foi preferido frente a Ida Wolden Bache, principal rival política de Stoltenberg e vice-presidente do Norges Bank.

É de relembrar que Jens Stoltenberg vai no seu segundo mandato como secretário-geral da NATO, após assumir um primeiro em 2014.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade