Início » Notícias » Jorge Jesus “empata” com Béla Guttmann
Benfica Desporto Notícias

Jorge Jesus “empata” com Béla Guttmann

jorge jesus

Com o triunfo diante do Vitória SC, Jorge Jesus entrou para o top 4 de melhores arranques de todos os tempos do clube da Luz, igualando o histórico treinador húngaro Béla Guttmann.

Frente aos vimaranenses, o Benfica somou a sétima vitória consecutiva no campeonato nacional, sendo esta a décima da temporada, em todas as competições (Liga e Liga dos Campeões).

Béla Guttmann, na época desportiva de 1959/1960, realizou a primeira dúzia de jogos ao serviço das águias (onze no campeonato e 1 na Taça de Portugal) com o mesmo registo que Jesus apresenta esta época, de dez vitórias e dois empates, com os últimos a acontecerem contra o Vitória de Guimarães, precisamente, e o rival lisboeta, Sporting. Nesse mesmo ano, as tropas benfiquistas do treinador húngaro sagrar-se-iam campeãs. Nos dois anos seguintes foi feita história, com Béla Guttmann a levar o emblema das águias a duas finais da Liga dos Campeões consecutivas, das quais saiu vitorioso.

À frente das do húngaro e de Jorge Jesus, só mais três temporadas na história do clube: 

  • A de 1963/1964, após a saída de Béla Guttmann, com os homens do clube da Luz a serem comandados pelo também húngaro Lajos Czeizler, (onze vitórias e um empate) que levou a equipa à conquista de mais um campeonato, bem como de uma Taça de Portugal, alcançando os 103 golos, em apenas 26 jogos de campeonato, registo que, até à data, era recorde do clube, tendo sido igualado na época 2018/2019; 
  • A segunda época de Béla Guttmann com as águias, de 1960/1961, com o húngaro a alcançar o mesmo registo que viria a ser tocado pelo seu compatriota e sucessor, Lajos Czeizler; 
  • E a época desportiva de 1982/1983, com o sueco Sven-Goran Eriksson ao leme, arrancando com um registo 100% vitorioso, com oito triunfos no campeonato e quatro na Taça UEFA. Eriksson viria a alcançar as quinze vitórias consecutivas em todas as competições, conquistando, no final da temporada, o título de campeão nacional.

Recorde-se que o próximo jogo do Benfica é com o Barcelona, no Estádio da Luz, na quarta-feira, dia 29, às 20h00, seguido do encontro frente ao Portimonense, no sábado, dia 3 de outubro.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade