Início » Notícias » Kiev e Moscovo chegam a acordo para exportação de cereais
Internacional Notícias

Kiev e Moscovo chegam a acordo para exportação de cereais

kiev

Turquia, Rússia, Ucrânia e as Nações Unidas foram os intervenientes nas negociações entre Kiev e Moscovo para a conclusão deste acordo.

Foi hoje anunciado, por Hulusi Akar, ministro da Defesa turco, que as negociações entre a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas culminaram num acordo que dará origem a um centro de coordenação, como forma de garantir a segurança das rotas de transporte de cereais.

Em comunicado, o responsável refere que um acordo será assinado na próxima semana, aquando de uma nova reunião entre todas as partes envolvidas.

Hulusi Akar menciona, no documento, que “foi realizada hoje uma reunião entre as delegações militares do Ministério da Defesa da Turquia, Rússia e Ucrânia e a delegação das Nações Unidas, hospedada pelo Ministério da Defesa Nacional, em Kalender Kasrı”.

“Na reunião de hoje, que é um importante passo dado para contribuir para a solução da crise alimentar de cereais e outros alimentos, foram estudados todos os detalhes sobre a transferência segura de navios carregados por mar”, realçou.

O ministro da Defesa turco afirmou, ainda, que a reunião “decorreu num ambiente positivo e construtivo”, tendo sido “acordadas questões técnicas básicas como a criação de um centro de coordenação em Istambul onde estariam presentes representantes de todas as partes, controlos conjuntos na saída do porto e pontos de chegada”.

Espera-se agora que as delegações de Moscovo e Kiev se reúnam novamente em solo turco na próxima semana, de modo a rever os detalhes do acordo e assinar o mesmo.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade