Início » Notícias » Marinha: Queixa de abusos relacionada com praxes
Nacional Notícias

Marinha: Queixa de abusos relacionada com praxes

Marinha

Um familiar de um cadete da Marinha, aluno do primeiro ano, terá apresentado queixa contra alunos mais velhos, devido a praxes abusivas.

Foi anunciado, na passada terça-feira, dia 19, pela Marinha Portuguesa, num comunicado partilhado na sua página oficial, que a mesma recebeu uma denúncia acerca de “alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes da Escola Naval”, não tendo estes sido especificados.

Hoje, a TVI informou que a denúncia foi realizada por um familiar de um cadete que terá sofrido de comportamentos abusivos em contexto de praxe. Segundo noticiou o canal televisivo, a queixa é feita contra vários alunos mais velhos que, em situação de praxe, foram, alegadamente, abusivos e violentos.

A Marinha Portuguesa, contactada pela agência Lusa, não quis avançar com mais informações relativamente ao caso, remetendo para um eventual novo comunicado.

Recorde-se que, no ano de 2018, diversos encarregados de educação fizeram queixas sobre os comportamentos excessivos e violentos nas praxes na Escola Naval. Alguns do “métodos” utilizados para este “ritual de iniciação” passavam por tortura de sono, banhos de água fria a meio da noite ou obrigarem alunos a estarem nús nas paradas.

Nesse mesmo ano, em conversa com o “Notícias ao Minutos”, uma fonte anónima revelou e descreveu algumas das práticas realizadas no processo de praxe na Escola Naval. 

A mesma fonte referiu que “Os alunos do 1º. ano são acordados a meio da noite e vão para tanques de água gelada durante imenso tempo (…) Muitas vezes os cadetes são tratados como autênticos animais (…) no meio de tudo, ainda têm que tirar boas notas, o que se torna difícil”, afirmando, ainda, que quando a autoridade máxima da Escola Naval diz que não sabe que há praxes está a mentir”, visto que “os próprios já passaram pelo primeiro ano”. 

A Escola Naval é um estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar que serve o propósito de formar os Oficiais dos quadros da Marinha Portuguesa.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Sobre o autor

Notícias

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade