Início » Notícias » Militares portugueses participam em missão da NATO
Nacional Notícias

Militares portugueses participam em missão da NATO

militares portugueses

Militares portugueses vão participar na NATO Response Force, uma força conjunta multinacional de alta prontidão “capaz de assegurar uma resposta militar rápida a uma crise emergente”.

De acordo com o Ministério da Defesa (MDN), em informações enviadas à agência Lusa, “De acordo com os compromissos internacionais assumidos com a NATO, em 2022 Portugal participa na NATO Response Force (NRF), que está sob o comando do Supreme Allied Commander Europe (SACEUR) e constitui uma força conjunta multinacional de elevada prontidão capaz de assegurar uma resposta militar rápida a uma crise emergente”.

A NATO Response Force contempla, este ano, a designada Very High Readiness Joint Task Force (VJTF), uma estrutura com uma prontidão de até 7 dias. 

Segundo informou MDN, “os meios atribuídos por Portugal à VJTF, para 2022, podem ser empregues pela NATO, em caso de ativação, na sua totalidade ou parcialmente, em função da tipologia da missão a realizar”.

O MDN refere, ainda, que “Portugal participa regularmente em exercícios conjuntos com os países aliados, como é o caso recente da NATO Tailored Forward Presence, na Roménia” e “tal como aconteceu em 2021, também para este ano está previsto o envio de militares portugueses, designadamente uma Companhia de Atiradores Mecanizada”.

Recorde-se que Portugal integra a NATO de 1949, data da sua fundação, fazendo, desta forma, parte de uma aliança política e militar com Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Alemanha, entre outros.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade